Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Detalhes do Projeto de Pesquisa

Tecnologias no ensino e Atividades Experimentais: Possibilidades para potencializar os processos de ensino e de aprendizagem nas Ciências Exatas

Coordenação: Maria Madalena Dullius

Pesquisadores:
Maria Madalena Dullius
Italo Gabriel Neide
Maria Claudete Schorr
Marli Teresinha Quartieri

Órgãos Financiadores:

Fundação Vale do Taquari de Educação e Desenvolvimento - FUVATES


Resumo:

A pesquisa tem como objetivo investigar o ensino e a aprendizagem de conteúdos das ciências exatas com a integração de tecnologias digitais e uso de atividades experimentais, analisar suas potencialidades e estruturar, explorar e discutir propostas de ensino. O referencial teórico se fundamenta em autores que discutem a integração de tecnologias e atividades experimentais nos processos de ensino e de aprendizagem, bem como os conhecimentos necessários para esta integração. A pesquisa é qualitativa e segue pressupostos de estudos de caso e Design Based Research (DBR) que é uma investigação que envolve diversos ciclos envolvendo as fases de preparação, realização e análise retrospectiva de uma experiência de design e nos instiga a um constante redesenho das experiências de ensino. O contexto de investigação são estudantes da Educação Básica e de Graduação e professores e mestrandos/doutorandos participantes de processos de formação continuada. Os dados serão coletados das aulas observadas, de gravações de áudio e vídeo, de produções dos estudantes e professores, de entrevistas e das reuniões de trabalho dos pesquisadores, professores e mestrandos/doutorandos. Almeja-se que as propostas de ensino permitam aos estudantes vivenciarem novas experiências nas aulas de Ciências Exatas, motivando-os a uma participação ativa nesse processo, proporcionando uma aprendizagem mais significativa. Busca-se também desenvolver produtos educacionais, bem como artigos e livros.

Sub projetos
Coordenação: Marli Teresinha Quartieri
Pesquisador(a):

Marli Teresinha Quartieri


Fontes Financiadoras:

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq


Resumo:

Este projeto de pesquisa, intitulado “Aprendizagem em Ciências e Matemática no Ensino Fundamental: uso de atividades experimentais, tecnologias digitais e processos metacognitivos”, tem por objetivo investigar como processos metacognitivos, aliados à realização de atividades que incluem o uso de tecnologias digitais e experimentação, promovem indícios de aprendizagem de Ciências ou de Matemática no Ensino Fundamental. O referencial teórico é composto de ideias de autores que fazem alusão à produtividade de ligar a metacognição, o uso de atividades experimentais e de tecnologias digitais à área de Ciências e de Matemática. A pesquisa se caracteriza como qualitativa, e o campo de investigação envolverá os estudantes da Educação Básica, em especial do Ensino Fundamental, nas aulas de Ciências ou Matemática. Os dados serão coletados por meio de diversos instrumentos, tais como: diário dos pesquisadores com registro de aulas observadas e/ou ministradas, gravações de áudio e vídeo das aulas e das reuniões de pesquisa, produções dos estudantes, análise de roteiros-guia. A metodologia seguirá pressupostos da Investigação Baseada em Design, abrangendo diversos ciclos referentes às fases de preparação, realização e análise retrospectiva de uma experiência de Design. A análise dos resultados ocorrerá por intermédio da interpretação das decisões tomadas pelo grupo de pesquisadores, consideradas fundamentais ao avanço da investigação e às novas implementações nas atividades, utilizando-se também algumas características da análise textual discursiva. Espera-se que os resultados sejam produtivos para fomentar o pensamento metacognitivo dos estudantes do Ensino Fundamental, promovendo espaços para que se autoconheçam e reflitam sobre sua forma de aprender, estimulando-os a pensar de forma autônoma e crítica não só no âmbito da escola, mas em relação a atitudes e estratégias para a vida.