Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Detalhes do Projeto de Pesquisa

Processo produtivo de cerveja - aplicações biotecnológicas para melhoramento de processo e produtos, e reuso de resíduos do processo produtivo

Coordenação: Daniel Neutzling Lehn

Pesquisadores:

Daniel Neutzling Lehn 

Luis Fernando Saraiva Macedo Timmers
 
Claucia Fernanda Volken de Souza
 
 
 
 
 
 
 

Órgãos Financiadores:

Fundação Vale do Taquari de Educação e Desenvolvimento - FUVATES


Resumo:

Considerada a expressiva produção de cervejas no Vale do Taquari, é justificada a busca por conhecimento científico que possa gerar tecnologias aplicadas ao processo produtivo, ao aperfeiçoamento dos produtos ofertados, e ao correto destino de resíduos da produção. A possibilidade de aproximação da academia com a indústria tem potencial para garantia e aprimoramento da qualidade, viabilidade, e sustentabilidade das cervejas produzidas no Vale do Taquari. O projeto apresenta foco em estudo de leveduras não convencionais, no processo fermentativo, no uso de maltes concentrados e leveduras híbridas para elaboração de diferentes cervejas que apresentem características sensoriais diferenciadas, e em estratégias para reuso e redução do impacto ambiental de resíduos do processo produtivo. Com o desenvolvimento da pesquisa aplicada, tem se como vantagem, além do conhecimento gerado, a formação de mão de obra intelectual altamente qualificada e com experiência para contribuir com o setor produtivo.

Sub projetos
Coordenação: Daniel Neutzling Lehn
Pesquisador(a):

Daniel Neutzling Lehn 


Fontes Financiadoras:

SICT - Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS


Resumo:
O presente estudo teve como objetivo a caracterização detalhada do processo fermentativo do kefir, com foco na análise de açúcares, ácidos orgânicos, perfil metagenômico e avaliação do perfil de aminoácidos e atividade proteolítica ao longo da produção, além da determinação do grau alcoólico. As análises foram realizadas em triplicata em três lotes distintos do produto, coletando amostras em diferentes pontos do processo fermentativo. A hipótese era de que o perfil microbiano, a composição de aminoácidos e a produção de etanol variariam ao longo do processo fermentativo, refletindo alterações funcionais importantes no kefir.
 
Coordenação: Daniel Neutzling Lehn
Pesquisador(a):

Daniel Neutzling Lehn 


Fontes Financiadoras:

SICT - Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS


Resumo:

O objetivo do projeto é desenvolver uma formulação de fermento lácteo para a produção de queijo colonial na região produtora do Vale do Taquari e outro para a região da Serra Gaúcha. Essas formulações de fermento serão adaptadas às necessidades e características únicas dessas duas regiões, visando melhorar a qualidade e a autenticidade do queijo colonial produzido nelas. O projeto busca, assim, contribuir para o aprimoramento e diversificação da produção de queijos artesanais nessas áreas, aumentando sua eficiência de produção e estimulando a inovação no setor, bem como nas propriedades rurais nas quais o queijo é fonte de subsistência.