Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Detalhes do Projeto de Pesquisa

Ácaros, saúde humana e animal: impactos e aplicabilidade

Coordenação: Guilherme Liberato da Silva

Pesquisadores:
Guilherme Liberato da Silva
 
Fernanda Majolo
 
Liana Johann
 
Luís Fernando Saraiva Macedo Timmers

Órgãos Financiadores:
Universidade do Vale do Taquari - Univates
 
Secretaria de Inovacao, Ciencia e Tecnologia - SICT
 
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
 
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - FAPERGS
 

Resumo:

Os ácaros são uma das principais fontes de alérgenos, sendo os responsáveis pelo desenvolvimento da inflamação tecidual crônica tanto na asma como na rinite alérgica. Os alérgenos são glicoproteínas que apresentam proteases de cisteína na qual são produzidas por células do trato intestinal dos ácaros. A exposição contínua a alérgenos pode levar o indivíduo a desenvolver inflamação persistente na via aérea, levando ao remodelamento do tecido devido a fibrose subepitelial, espessamento da musculatura lisa depósito de colágeno e hiperplasia das células. Os testes cutâneos (TC) de leitura imediata pela técnica de punctura (prick tests), empregados para o diagnóstico de reações de hipersensibilidade imediata, são de fácil execução e praticamente isentos de risco de reações adversas grave. A sensibilidade e a especificidade dos TC são bastante elevadas, particularmente quando os alérgenos empregados são adequadamente selecionados. Diversas empresas fabricam produtos utilizados para testes de punctura (prick tests) e a distribuição comercial alcança praticamente todo o globo. O Brasil dependente de importação, não existindo uma biofábrica para a produção destes testes através da produção massal de ácaros para ser utilizados em testes alergênicos. Este produto quando alcança a rede de saúde (hospitais, pronto-socorro etc.) auxiliará na realização do diagnóstico correto, além de fomentar suporte na prescrição. Nos últimos anos, tais testes têm suscitado interesse considerável como método diagnóstico pela sua sensibilidade e especificidade. Diante disso, este projeto tem como objetivo avaliar o efeito de diferentes extratos brutos proteicos de ácaros produzidos in-house (não-comerciais) e comerciais em relação ao desenvolvimento de resposta celular alérgica in vitro em células mononucleares de pessoas acometidas por asma alérgica, rinite ou dermatite atópica. Serão mensurados os níveis de citocinas (IL-4, IL-5, IL-13), níveis de Imunoglobulinas (IgE) e a viabilidade celular das através do ensaio de MTT.

Sub projetos
Coordenação: Guilherme Liberato da Silva
Pesquisador(a):
Guilherme Liberato da Silva
 
Liana Johann
 
Gabriela Daiprai

Fontes Financiadoras:

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq


Resumo:
A prevalência das doenças alérgicas tem aumentado em todo o mundo, bem como a gravidade e a complexidade das mesmas. A OMS estima que até 2050, cerca de 50% da população mundial poderá manifestar algum tipo de alergia. A rinite alérgica, é uma das doenças mais prevalentes no mundo, se manifesta após a exposição da mucosa nasal a algum alérgeno, gerando uma reação inflamatória mediada por anticorpos IgE específicos. Muitas vezes, a rinite alérgica é subdiagnosticada e tratada inadequadamente. Além disso, a rinite alérgica traz impactos na qualidade de vida, no rendimento escolar e nas finanças. Os ácaros da poeira doméstica são os alérgenos de maior relevância clínica, responsáveis por episódios de rinite alérgica e asma em diferentes faixas etárias. O uso de inseticidas sintéticos antiácaros em ambiente doméstico tem se mostrado promissor. A classe dos piretróides é comumente utilizada na proteção pessoal contra insetos, devido aos canais de sódio serem mais sensíveis no sistema nervoso dos insetos, por isso, é claramente seguro para humanos e mamíferos. O objetivo do estudo é avaliar a eficiência de um produto antiácaro piretróide comercializado, sobre a saúde dos pacientes sensibilizados e sobre a população de ácaros domésticos. Será realizado um estudo in vitro para avaliar a atividade acaricida do produto sobre adultos e ovos de ácaros da espécie Tyrophagus putrescentiae, e ainda, um estudo clínico com 30 voluntários, previamente diagnosticados com alergia a ácaros da poeira doméstica, onde os mesmos responderão a um questionário inicial contendo perguntas sobre estilo de vida e sintomas alérgicos, e ainda será coletada uma amostra de sangue para análise de IgE específico para ácaros de importância médica. Após será colhida poeira através de um aspirador portátil, das residências dos voluntários, para identificar as espécies acarinas presentes. Em seguida, um grupo de voluntários (n=20) sorteados aleatoriamente receberá a intervenção com o produto, ou seja, será aspergido o produto no sofá, cama e travesseiro, logo, o outro grupo (n=10) não receberá a intervenção com o produto. Novamente será colhida a poeira em 45 dias e 90 dias após a intervenção com o produto. Por fim, após 90 dias, será coletada nova amostra de sangue para análise de IgE específico para ácaros da poeira doméstica e um novo questionário será aplicado, para avaliar se houve melhora dos sintomas alérgicos. Nesse sentido, será possível entender a real eficácia de antiácaros piretróides, já que esta classe tem se mostrado menos tóxica aos mamíferos, e ainda a busca por alternativas eficazes para o manejo e controle dos ácaros da poeira, visto que estes animais causam grande impacto na saúde de indivíduos sensibilizados.
 
Coordenação: Guilherme Liberato da Silva
Pesquisador(a):
Guilherme Liberato da Silva
 
Liana Johann
 
José Rafael Wanderley Benício
 
Amália Luísa Winter Berté
 
Daiane Heidrich
 
Mônica Jachetti Maciel
 
Elisete Maria de Freitas
 
Luís Fernando Saraiva Macedo Timmers
 
Luís Francisco Angeli Alves (Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE)

Fontes Financiadoras:

Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS - SICT


Resumo:

O ácaro Dermanyssus gallinae, constitui um dos maiores desafios da produção avícola de galinhas poedeiras no mundo. Em grandes infestações, pode provocar prurido, erupções cutâneas com ou sem eritema, danos na plumagem e anemia, stress e alterações comportamentais, podendo ser fatal. Tais fatores indicam alteração no desempenho produtivo das galinhas hospedeiras deste ácaro. O controle de ácaros praga é fundamental para a manutenção da biossegurança de uma granja avícola, sendo que a ausência do mesmo potencializa o risco de problemas sanitários e problemas econômicos. O presente projeto tem por objetivo avaliar a resposta de ovos, imaturos e adultos de D. gallinae quando expostos às biomoléculas pré-selecionadas, bem como diagnosticar microrganismos patogênicos em populações de D. gallinae presentes em aviários. Todos os métodos a serem aplicados neste estudo possuem escalabilidade e replicabilidade, tornando-se potencialmente aplicáveis a qualquer aviários no estado ou país. Isso deve-se a característica homogênea dos modelos de aviários, suas condições e estrutura ao longo do Brasil, facilitando a reprodutibilidade destes métodos. Isto é, a regionalização do estudo teria um impacto muito forte e aplicado, sendo considerado de caráter inédito esta modalidade de projeto.