Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Doutorandos realizam pesquisas na Alemanha

Postado as 15/02/2023 14:54:20

Por Lucas George Wendt

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Divulgação

Débora Bublitz e Alexandre Martins

Débora Bublitz e Alexandre Martins

Dois doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBiotec) da Universidade do Vale do Taquari - Univates estão realizando pesquisas na Alemanha desde o final de 2022. Débora Bublitz Anton, de Lajeado, e Alexandre dos Santos Martins, de Santiago, no Vale do Jaguari, estão em Tübingen, na Alemanha, pesquisando no laboratório do professor doutor Stefan Laufer, farmacêutico alemão e professor de química farmacêutica na Universidade Eberhard Karls, com a supervisão da professora doutora Márcia Goettert, da Univates, que está desde 2021 na Alemanha e tem parceria de longa data com Laufer. Martins é coorientado no doutorado na Univates pelo professor Luis Fernando Saraiva Macedo Timmers, que também é o orientador de Débora. 

Anton está realizando pesquisas na temática da covid-19 e, basicamente, as atividades que desenvolve se relacionam com a validação de um teste para a identificação de potenciais moléculas que inibem o vírus SARS-CoV-2. Débora está realizando doutorado-sanduíche pelo Programa de Doutorado-Sanduíche no Exterior (PDSE) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Divulgação

Laufer, Goettert, Bublitz e Martins

Martins está trabalhando para validação de um teste para detecção de novas moléculas para inibição do vírus Sars-Cov-2 e avaliação de compostos com potencial para inibir processos celulares implicados em diversas patologias, incluindo o câncer. O pesquisador está na Alemanha com fomento financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) edital nº 26/2021 - Apoio à Pesquisa Científica, Tecnológica e de Inovação: Bolsas no Exterior. 

“Profissionalmente o objetivo era aprender novas metodologias utilizadas aqui no laboratório e adquirir novos conhecimentos que serão importantes para o meu currículo como pesquisadora. Porém, esse período aqui tem me proporcionado muito além disso. A troca de conhecimentos, costumes e informações a todo momento, bem como as dificuldades enfrentadas no início para se adaptar a um país totalmente novo, abre nossa mente e faz com que a gente evolua muito como pessoa durante o intercâmbio. Tudo isso acaba influenciando na nossa formação profissional e pessoal”, destaca Débora. 

Para Alexandre, a experiência proporcionará aprender novas técnicas para agregar ao trabalho e ao laboratório no Brasil, além de aprimorar seus conhecimentos científicos e assimilar aspectos da cultura alemã. Em relação aos aspectos locais, ambos destacam a organização da cidade de Tübingen, que recebe muitos estudantes por ser um polo universitário, o que implica, por exemplo, na existência de um transporte público eficiente. 

Divulgação

Laufer, Bublitz e Martins

Laufer, Bublitz e Martins



O professor Stefan Laufer é diretor do Instituto de Química Farmacêutica da Universidade de Tübingen. Laufer também membro correspondente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), autor de mais de 500 publicações e diretor do Centro Baden-Württemberg Brasil e América Latina (Baden-Württemberg Center for Brazil and Latin America), que estimula colaborações científicas entre essas regiões e a Alemanha.

Saiba mais

Divulgação

Débora Bublitz

 

Débora Bublitz Anton

Graduada em Biotecnologia com ênfase em Bioinformática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Ufrgs (2017). Mestra em Biotecnologia pela Universidade do Vale do Taquari - Univates (2020). Atualmente é doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da Universidade do Vale do Taquari (Univates). 

Divulgação

Alexandre Martins

Alexandre dos Santos Martins

Graduado em Fisioterapia pela Universidade Federal do Pampa (2016). Mestre em Biotecnologia pela Universidade do Vale do Taquari (2019). Atualmente é doutorando no Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da Universidade do Vale do Taquari (Univates). 

Logo ods