Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Equipe de pesquisadores lança guias para identificação de plantas nativas e exóticas invasoras

Postado as 16/11/2023 13:02:20

Por Lucas George Wendt

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Clique nos links a seguir e receba diariamente as notícias no seu WhatsApp ou no Telegram.

Divulgação

No próximo ddia 05 de dezembro, o Auditório do Prédio 20 do Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari - Tecnovates da Universidade do Vale do Taquari - Univates será palco de um evento para profissionais da área ambiental, estudantes, agricultores e entusiastas das áreas ambientais. 

 

O objetivo do seminário é de socializar o conhecimento científico, oriundo de atividades de pesquisa realizadas na Universidade, sobre espécies e técnicas necessárias para a adequada proteção das margens de rios e arroios da Região, como é o caso do rio Taquari.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas nos links a seguir. Para participar do evento em Lajeado, acesse o link e se inscreva. 

Divulgação

Atividades de pesquisa, na imagem, em Encantado, motivaram a criação dos guias

Com um público-alvo diversificado, o evento visa discutir técnicas de recuperação das florestas ribeirinhas, importantes para a preservação do ecossistema local.

A programação abrange palestras e atividades práticas ministradas por especialistas. Entre os temas a serem abordados estão as "Técnicas para estabilização de taludes em margens de rios", por Cleberton Bianchini,  "Espécies de florestas ribeirinhas e produção de mudas" e “Técnicas de restauração da cobertura vegetal”, pela professora da Univates, doutora Elisete Maria de Freitas.

Em Lajeado, o evento encerra com um debate sobre ações necessárias para a restauração da cobertura vegetal das matas ciliares dos rios da região. 

Além disso, haverá atividades paralelas como o lançamento de dois guias ilustrados: um de plantas nativas de margens de rios e outro de plantas exóticas invasoras; uma exposição de plantas nativas com desafios para identificação; e montagens de maquetes demonstrando técnicas de estabilização de taludes.

Tuane Eggers

Logo ods