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PPGECE da Univates entrega o primeiro título de doutor em Ensino de Ciências Exatas a professor de Rubim/MG

Postado as 13/03/2023 10:26:28

Por Lucas George Wendt

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Fayette Reynolds

O Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas (Mestrado e Doutorado) da Universidade do Vale do Taquari - Univates tem como objetivo formar profissionais multidisciplinares que busquem inovar as práticas pedagógicas por meio da exploração e qualificação de diferentes tecnologias educacionais e sociais. Assim, tem-se o intuito de desenvolver produtos educacionais a partir de estudos teórico-metodológicos na área de Ciências Exatas, proporcionando diferentes possibilidades para a prática pedagógica nos diferentes níveis de ensino.

Em 2023 o PPGECE completa 16 anos de existência. Ao longo desse tempo, cerca de 200 dissertações já foram defendidas no Programa. O mestrado foi instituído em 2007. O doutorado iniciou suas atividades entre 2019 e 2020 e, agora, entrega o primeiro título de doutor. 

Reprodução/Wikimedia Commons

Localização de Rubim



Erisnaldo Francisco Reis, professor da rede estadual do município de Rubim, em Minas Gerais, foi o primeiro educador em atividade na cidade a conquistar o título de Mestre - pelo PPG em Ensino de Ciências Exatas da Univates em 2016. Agora, em 2 de março de 2023, ele defendeu sua tese de doutorado, tornando-se o primeiro professor das escolas do município com o título de Doutor. Erisnaldo também tem o mérito de ser o primeiro acadêmico a obter o título no PPGECE da Univates. 

Apresentação da tese de Erisnaldo:

Divulgação/Acervo pessoal

O que representam os achados da pesquisa de Erisnaldo?

O doutor pesquisou o ensino de Biologia mediado por conceitos matemáticos para o desenvolvimento do pensamento metacognitivo de estudantes do Ensino Médio. Considerando que há a necessidade de que os estudantes do Ensino Médio percebam a aplicabilidade da matemática, de que percebam a conexão da Matemática com a Biologia e a necessidade de se tornarem reflexivos em relação ao seu processo de aprender, os achados da pesquisa representam possibilidades viáveis de elaboração e execução de propostas que utilizam os conceitos matemáticos para que ocorra o desenvolvimento do pensamento metacognitivo. Foi observado que a ativação do pensamento metacognitivo ajuda os estudantes a se tornarem mais engajados, autônomos e eficazes em seu próprio processo de aprendizagem. 

Divulgação/Acervo pessoal

“Penso seguir pesquisando o uso da metacognição direcionado para os processos de ensino e de aprendizagem na sala de aula. Já  os estudos científicos desta temática ainda se encontram em desenvolvimento aqui no Brasil. Ademais, os resultados da pesquisa despertaram novas inquietações e novos interesses por estudos que envolvem o desenvolvimento da ativação do pensamento metacognitivo em estudantes”, informa ele. 

"Pode-se concluir que o uso da metacognição na sala de aula implica em uma abordagem mais reflexiva e consciente do processo de aprendizagem por parte dos alunos”, indica Reis. “Ao promover a metacognição na sala de aula, os  alunos podem ser ajudados a desenvolver estratégias mais eficazes de aprendizagem, como identificar objetivos claros, monitorar o próprio progresso, fazer conexões entre diferentes ideias e informações e avaliar a própria compreensão do conteúdo”. 

“É importante ir em busca dos nossos interesses”

Para Reis, o título de Doutor representa uma conquista. “Sou um cidadão mineiro que já sofreu preconceito, oriundo de família desprovida de recursos financeiros, nascido em um pequeníssimo vilarejo, que caminhou quando criança para ir para a escola, com um grau alto de dificuldade visual, que por vezes dificultou leituras, mas que nunca desistiu do sonho de se tornar um ser humano melhor por meio da Educação”, explica ele. 

“Sonho alimentado por meus pais (in memoriam). Eles sempre acreditaram que pela Educação as pessoas poderiam ser transformadas e melhoradas. Segui nesse preceito. Então, concluir um doutorado para mim é muito representativo. É saber que me transformei e que ainda continuarei me transformando e melhorando como ser humano e profissionalmente.”

Impactos do PPGECE 

“Para o PPGECE é um marco esse acontecimento”, destaca o coordenador do Programa, professor Ítalo Gabriel Neide. “Somos parte do primeiro grupo de PPGs na área do Ensino que foi habilitado a oferecer o título de doutorado profissional no Brasil. Isso graças ao reconhecimento da excelência do grupo dos docentes atuantes no PPG”, informa o coordenador. 

“Temos a satisfação de poder contribuir com os profissionais da docência a atingir o último nível de aprimoramento profissional em todo Brasil. Ainda neste ano, ultrapassamos a marca de duzentos mestrandos formados pelo nosso programa, e temos a certeza de que em breve alcançaremos também esse feito com o doutorado”, complementa Neide.  

Reis destaca a importância que a Universidade teve para sua formação. “Considero que a Univates foi um  portal para o meu desenvolvimento acadêmico, para o meu desenvolvimento profissional e pessoal. Me fez enxergar o mundo, a  ciência e a Educação por outras ‘lentes’. Por meio do PPGECE, tive oportunidade de aprender muito com o corpo docente que fez eu me tornar um questionador científico e seguir praticando a ciência”. Ele também agradece a orientação da professora doutora Andreia Aparecida Guimarães Strohschoen. “Foi quem me mostrou possibilidades e me apoiou desde o mestrado.” 

ALex Kondratiev

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