Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Docente representa Univates em evento na Polônia

Postado as 07/07/2023 17:13:46

Por Lucas George Wendt

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Divulgação

A professora doutora Angélica Vier Munhoz, que atua nos cursos da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e no Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade do Vale do Taquari - Univates, está na cidade de Cracóvia, na Polônia, representando a Instituição no Eighteenth International Conference on The Arts in Society (Décima Oitava Conferência Internacional em Arte e Sociedade). O evento acontece entre os dias 5 e 7 de julho na Jagiellonian University, a universidade mais antiga da Polônia, com as suas atividades tendo sido iniciadas em 1364. 

Divulgação

Fundada em 2000, a Arts in Society Research Network, organizadora do evento, oferece, por meio dele, um fórum interdisciplinar para discussão do papel das artes na sociedade. É um lugar para engajamento crítico, exame e experimentação, desenvolvendo ideias que conectam as artes aos seus contextos no mundo – no palco, em estúdios e teatros, em salas de aula, em museus e galerias, nas ruas e nas comunidades.

No evento, a docente apresenta pesquisas e o projeto Brocantes. A iniciativa, que já vem sendo realizada desde o segundo semestre de 2022, tem como objetivo recolher, arquivar e produzir um repositório de papéis escolares produzidos a partir do início do século XX em diferentes épocas e lugares. 

A ação é desenvolvida pelo Grupo de Trabalho (GT) 2 - Arquivo, docência e criação, do Grupo de Pesquisa Currículo, Espaço, Movimento (CEM), coordenado pela professora Angélica na Univates, em parceria com pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), Universidade de Caxias do Sul (UCS) e Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). O projeto se inspirou nas brocantes, feiras e vendas de papéis antigos que se tornaram comuns nas cidades e nos vilarejos franceses. 

Parte da estrutura da Jagiellonian University

Parte da estrutura da Jagiellonian University

Adam Koprowski/Jagiellonian University

Parte da estrutura da Jagiellonian University
Parte da estrutura da Jagiellonian University

Adam Koprowski/Jagiellonian University

Localização da Universidade na Europa
Localização da Universidade na Europa

Reprodução/Google Earth

A pesquisadora também aproveitou a viagem para trabalhar com a pesquisadora Glória Jové, da Universitat de Lleida (UdL), na Espanha, com quem o Grupo CEM tem parceria desde 2018. 

Logo ods