Estudante surdo defende sua dissertação no PPGECE da Univates

Postado as 17/08/2023 15:16:26

Por Lucas George Wendt

Divulgação/Acervo pessoal

O estudante cuiabense Ronan Guimarães Cardoso defendeu sua dissertação de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas (PPGECE) da Universidade do Vale do Taquari - Univates no último dia 28 de julho. Ronan, que é surdo, se tornou mestre em Ensino de Ciências Exatas, defendendo a dissertação “Ensino de frações para alunos surdos na perspectiva da Etnomatemática: a experiência em um Laboratório de Atendimento Educacional Especializado”. As professoras Marli Teresinha Quartieri e Daiane Kipper foram as orientadoras do acadêmico, que, a partir de sua pesquisa, ampliou conhecimentos sobre o ensino de frações para estudantes surdos.

Ronan diz que aprendeu muito. “Neste período aprendi mais sobre a cultura surda dos alunos e a efetividade do uso de Libras, refletindo e investigando sobre o ensino de matemática. No período das atividades em sala de aula com os alunos surdos, percebi detalhes de como o aluno surdo desenvolve aprendizagem na matemática. Aprendi também sobre a função do pesquisador”, informa.

Segundo a professora Marli, foi uma experiência ímpar orientar Ronan. “Aprendi muito com ele sobre a cultura surda. A pesquisa de Ronan mostrou o quanto é importante levar em conta a cultura visual do aluno surdo para o ensino de conteúdos matemáticos. O estudo de Ronan também mostrou que o uso de materiais concretos e de situações do cotidiano auxilia no significado e na compreensão da matemática”, complementa.

Divulgação/Univates

Para saber mais

A etnomatemática é um campo de pesquisa que investiga os modos de pensar e de fazer matemática considerando a cultura dos estudantes. Ela surgiu na década de 1970 como uma crítica ao ensino tradicional da matemática, que muitas vezes é visto como exclusivamente eurocêntrico e excludente. A etnomatemática busca a valorização dos saberes matemáticos de diferentes culturas, e a sua aplicação nos processos de ensino pode promover a inclusão e a equidade.

Por estar em um programa de pós-graduação profissional, como o PPGECE, Cardoso desenvolveu uma sequência de atividades envolvendo o ensino de frações, na perspectiva da etnomatemática, com três alunos surdos na Sala de Recursos Multifuncionais em uma escola do município de Guarantã do Norte, em Mato Grosso. Ele investigou quais saberes são expressos por esses estudantes surdos quando lhes são oferecidas atividades vinculadas às frações e aos números decimais. O intuito da investigação é contribuir para estudos sobre a cultura surda e o ensino da matemática, bem como para desenvolver pesquisas sobre educação matemática.

A intervenção de Ronan é importante porque é uma das poucas pesquisas realizadas por professor surdo abordando o ensino de matemática para estudantes surdos. A experiência de Ronan como professor surdo e como usuário da Língua Brasileira de Sinais (Libras) lhe permitiu compreender melhor as necessidades educacionais dos estudantes surdos e desenvolver atividades matemáticas que sejam mais significativas para eles.

A pesquisa do agora mestre também é importante porque contribuirá para a valorização dos saberes matemáticos e da cultura surda. Além disso, destaca-se que Ronan produziu um produto educacional com as atividades exploradas e com orientações sobre como explorar esse material por professores surdos. O material pode ser adaptado por professores ouvintes que têm alunos surdos em suas aulas.

Impactos da intervenção

A intervenção de Ronan pode ter um impacto positivo na educação de estudantes surdos de várias maneiras. Em primeiro lugar, pode ajudar a melhorar a compreensão dos estudantes surdos sobre os conceitos matemáticos. Em segundo lugar, a intervenção pode ajudar os estudantes surdos a desenvolver habilidades matemáticas. Em terceiro lugar, pode ajudar os estudantes surdos a se sentirem mais seguros e confiantes em suas habilidades matemáticas. Assim, pode-se inferir que a intervenção auxilia a promover a inclusão e a equidade na educação matemática e ajuda a garantir que os estudantes, independentemente de sua cultura ou deficiência, tenham acesso à educação matemática de qualidade.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Logo ods