Seminários internacionais e nacional abordam formação pedagógica e pesquisa em ensino

Postado as 01/09/2023 08:23:24

Por Lucas George Wendt

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Nathália Braga

Edicção de 2015

A terceira edição do Seminário Internacional Formação Pedagógica & Pensamento Nômade e o IV Seminário Nacional Formação Pedagógica & Pensamento Nômade estão marcados para acontecer entre os dias 11 e 13 de setembro, na Universidade do Vale do Taquari - Univates. Além disso, o I Seminário Internacional de Pesquisa em Ensino também será, pela primeira vez, parte deste evento multifacetado. O principal objetivo dos eventos é fomentar discussões sobre ensino, pesquisa, experimentação docente e a importância da aula na formação pedagógica.

Informações sobre inscrições e submissão de trabalhos e detalhes da programação podem ser conferidos aqui. Em caso de dúvidas, o e-mail da equipe é seminarionomade@univates.br

Destacando a relevância do papel do professor na sociedade contemporânea, os seminários exploram a ideia de que a sala de aula é mais do que um espaço físico de instrução. É um ambiente onde as interações humanas, a ética, a estética e a política se encontram e se entrelaçam, moldando a maneira como os indivíduos aprendem e se relacionam com o conhecimento.

Com foco na temática “Aula como Espaço Ético-Estético-Político”, esta edição dos Seminários destaca a importância da presença e do compromisso do professor no processo de ensino. Os eventos propõem a reflexão sobre como o ensino não é apenas um ato técnico, mas também um ato ético e político, que influencia diretamente a maneira como as gerações futuras interagem com o mundo.

A programação dos eventos conta com palestras, painéis, comunicações orais e até mesmo apresentações artísticas, que enriquecerão as discussões e proporcionarão um ambiente propício para o intercâmbio de ideias entre pesquisadores, professores e demais interessados na área educacional.

Confira alguns destaques da programação

- 11/09 - Palestra de abertura: “Os poucos usos e os muitos abusos das pesquisas em ensino e educação”, a ser proferida pelo doutor Gustavo Fischman, professor titular no Mary Lou Fulton Teachers College da Arizona State University, nos EUA

- 11/09 - Palestra: “Qual o convite que endereço ao outro quando o convido a estudar?”, com o doutor Tiago Almeida, professor da Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal

- 12/09 - Painel sobre Escutas, Escritas e Invenção na Docência, com a participação da doutora Ester Maria Dreher Heuser (Universidade Estadual do Oeste do Paraná) e da doutora Rosimeri de Oliveira Dias (Universidade do Estado do Rio de Janeiro)