Univates recebe programação do 3º Seminário Diga SIM à Qualidade

Postado as 11/04/2024 15:21:39

Por Natalia Nissen

Com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Lajeado

A Prefeitura de Lajeado, por meio do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agricultura (Sedetag), promoveu o 3º Seminário Diga SIM à Qualidade. O evento aconteceu na quarta e na quinta-feira, dias 10 e 11 de abril, no auditório do Prédio 11 da Universidade do Vale do Taquari - Univates. O seminário teve como principais objetivos discutir boas práticas na produção de alimentos e conscientizar todos os segmentos da cadeia produtiva e a sociedade em geral sobre saúde animal, humana e do meio ambiente.

Laura Mallmann/Divulgação

Participaram da cerimônia de abertura o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Univates, Carlos Cândido da Silva Cyrne; o titular da Sedetag, André Bücker; o presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV-RS), Mauro Moreira; o presidente da Associação dos Médicos Veterinários do Vale do Taquari (Amvet), Alessandro Alves Luciano; a coordenadora do Instituto Senai de Tecnologia de Alimentos e Bebidas, Liana Stoll; e a sócia da empresa DC Alimentos, Bruna Dartora.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Segundo o secretário André Bücker, o SIM é um serviço que auxilia a desenvolver as indústrias e compartilha o conhecimento sobre a área. A coordenadora do SIM, Paula Luciana Kern, destacou que o seminário se tornou uma referência regional e aborda assuntos importantes para quem trabalha, estuda e regula os produtos de origem animal.

A programação do evento contou com palestras sobre rastreabilidade e recall dos produtos de origem animal no processo de industrialização das agroindústrias de pequeno porte; novas mídias digitais e oportunidades na área de alimentos; tecnologia de alimentos ‒ principais etapas e cuidados para produção de embutidos frescais, dessecados e maturados ‒; e rotulagem de alimentos.

Na abertura do segundo dia de atividades, a responsável técnica do Laboratório de Físico-Química do Unianálises, Júlia Grasiela Spellmeier, e o coordenador comercial do Unianálises, Luciano Willy Schiefferdecker, falaram sobre os 30 anos do laboratório e apresentaram os serviços que estão disponíveis para os segmentos da cadeia produtiva.

O Unianálises é referência nacional em análises químicas, físico-químicas e biológicas, e auxilia empresas locais e regionais a atestar a qualidade de seus produtos.

Logo ods