Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Julia dos Santos

Mais de 20 atividades artísticas e culturais compõem a programação do IV Arte na Universidade

Postado as 12/04/2024 10:44:00

Por Pietra Darde

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

A Universidade do Vale do Taquari - Univates convida a comunidade para imergir no universo da criatividade e da expressão artística e cultural. Nos dias 23 e 24 de abril, a instituição realiza a quarta edição do evento “Arte na Universidade” e 10 anos do Centro Cultural. O evento, que acontecerá nos turnos da manhã, tarde e noite, conta com uma vasta programação, que inclui oficinas, saraus literários, batalhas de rimas e apresentações musicais. O IV Arte na Universidade e 10 anos do Centro Cultural Univates é um evento gratuito e aberto ao público. 

De acordo com a coordenadora do Arte na Universidade, professora Fabiane Olegário, o evento é uma iniciativa da Instituição com o propósito de possibilitar experiências estéticas aos participantes por meio de um conjunto de propostas artísticas e culturais. “Este ano, o evento se alia aos 10 anos do Centro Cultural Univates para celebrar a data, destacando a importância desse espaço para a academia e também para a comunidade”, complementa a professora. 

O ensaio aberto e a Oficina de Experimentação com o Vocal Univates abrirão a programação do evento na tarde de 23 de abril, em frente ao Diretório Central dos Estudantes (DCE). Ao longo dos dois dias de programação, os participantes terão a oportunidade de explorar diferentes formas de arte, desde a literatura até a música, passando pelas artes visuais, em vários espaços da Universidade, como o Teatro Univates, salas de aula, Labrinque e Biblioteca Univates. Os ministrantes serão artistas locais e da região, professores e alunos da Univates.

Fany Machado

 

Entre os oficineiros está a escritora Gabriela Leal, que participará pela primeira vez do Arte na Universidade. Vencedora na categoria conto do Prêmio Açorianos de Literatura de 2023, Gabriela explica que, durante sua oficina, intitulada “Verso Adentro, Prosa Afora: ímpeto e resistência na escrita”, a proposta é brincar com o deslocamento de sentido como gatilho para a expressão poética. “A ideia é que, a partir dessa ligeira suspensão, possamos criar uma resposta ou um diálogo a partir de outros textos, mas de modo a criar uma unidade completa em si e investida de protagonismo autoral. Cada um poderá escolher a forma estética que sentir mais adequada ao trabalho que pretende realizar a partir das provocações da oficina”, explica a escritora, que celebra a oportunidade de participar do evento, destacando a importância de espaços que valorizam a arte em suas variadas expressões.

A novidade desta edição é o “Espaço do Artista”. Entre os Prédios 11 e 12, o público poderá acompanhar o processo de criação de cada artista, como se fosse um ateliê a céu aberto. A proposta é que, durante aproximadamente duas horas, os criadores estejam trabalhando, transferindo momentaneamente seus espaços de criação para o campus, permitindo, assim, que o público acompanhe de perto o desenvolvimento de suas obras, possibilitando uma interação direta entre o artista e a comunidade presente. Além disso, será possível adquirir as obras diretamente dos artistas. Veja a programação completa do evento a seguir.

Outro destaque da programação é o Festival de Bandas, que acontecerá das 19h às 22h, em celebração dos 10 anos do Centro Cultural Univates, no Teatro Univates. Para a coordenadora do setor de Cultura e Eventos, Mariana Betti, o evento objetiva aproximar artistas de seu público, oportunizando que bandas locais se apresentem no palco do Teatro, de forma gratuita. Bandas interessadas em participar podem se inscrever pelo site do evento, clicando aqui. 

O evento é aberto à comunidade, não sendo necessário ter vínculo com a Instituição para participar das ações. Todas as atividades são gratuitas e não exigem nenhum conhecimento prévio. Para participar, basta se inscrever na atividade desejada. Clique aqui para se inscrever. Algumas atividades não exigem inscrição prévia.

Dúvidas sobre o evento podem ser encaminhadas para os e-mails artenauniversidade@univates.br ou eventos@univates.br.

Programação completa:

23/04

O evento começa às 16h30min com um ensaio aberto e Oficina de Experimentação com o Vocal Univates, em frente ao DCE. 

Às 19h, no lounge do piano no Teatro e no Prédio 1, haverá um recital de piano, com transmissão em tempo real de dois pianistas, com canções intercaladas. Simultaneamente, das 19h às 22h, ocorre o Festival de Bandas, em celebração dos 10 anos do Centro Cultural Univates, no Teatro Univates.

 

24/04

As atividades começam às 8h, com música no Prédio 11. 

Logo em seguida, a partir das 8h, iniciam as Oficinas de Contação de Histórias, no espaço aberto entre os Prédios 2 e 7, e, concomitantemente, a oficina com sequência de jogos, no Labrinque.

Às 9h, na Biblioteca, acontecerão as atividades de Literatura e Produção Audiovisual e “Entre a Literatura e o Audiovisual: o roteiro”, nas salas do CRIE_TI e do Aula+, respectivamente. Já às 9h40min, no Prédio 12, haverá uma intervenção do Projeto Clown durante o intervalo de aula.

A tarde promete diversas atividades, como uma Oficina de Graffiti, às 13h30min, na escada do Prédio 3; “Teatro: Meu Rio de Aventuras”, às 14h, no Teatro Univates; e intervenções do Projeto Clown e Beatlelogia no Prédio 7.

Às 17h, terá uma atividade sobre “Arte é Terapia?”, seguida de criação artística, que acontecerão na sala 202 do Prédio 7. 

À noite, a partir das 18h, no lounge do 3º andar da Biblioteca, será realizada uma Oficina de Stand Up. Enquanto isso, a partir das 18h15min, haverá uma Oficina de Iniciação Musical e Flash Mob na sala 304 do Prédio 1. O intervalo com café e música ao vivo será entre 18h30min e 19h.

Às 19h, uma oficina de experimentação teatral está programada para acontecer na sala 201 do Prédio 7.

A partir das 19h10min, diversas atividades acontecerão concomitantemente em diferentes espaços da Instituição:

Entre o Teatro e a Biblioteca Univates acontecerá a batalha de rimas. Em frente ao DCE, será realizada uma aula aberta de zumba.

No auditório do Prédio 11, ocorrerá a Oficina de Apreciação Musical “Humana Música”, com transmissão ao vivo pela plataforma AoVivo da Univates.

Simultaneamente, o Sarau Arte da Palavra acontecerá na sala do CRIE_TI na Biblioteca, enquanto na sala 302 do Prédio 7 ocorrerá a atividade “Verso Adentro, Prosa Afora: ímpeto e resistência na escrita”.

No Teatro Univates, a Escola de Música Josélia Jantsch Ferla fará uma apresentação, enquanto que no Prédio 11, na sala 101, haverá uma atividade de pintura às cegas.

A programação encerra com as atividades “Drag na Universidade”, no Labrinque; Espaço do Artista, entre os Prédios 11 e 12; e, por fim, roda de capoeira com o Mestre Karkará, em frente ao Prédio 2, também previstas para iniciarem às 19h10.

 

 

Logo ods