Tuane Eggers

Univates conta com 22 novas bolsas de mestrado e doutorado custeadas pela Capes

Postado as 30/03/2023 17:26:52

Por Lucas George Wendt

Os Programas de Pós-Graduação (PPGs) Stricto Sensu, quando são aprovados para iniciar suas atividades, recebem bolsas de estudos para alunos, por meio do Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições Comunitárias de Educação Superior (Prosuc), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), na Modalidade I (bolsa + taxa escolar) e Modalidade II (taxa escolar).

A cada ano, há um período em que o Prosuc/Capes realiza estudo de distribuição de bolsas para as instituições de ensino do País, o que possibilita a aquisição ou perda de bolsas por parte das instituições de Ensino Superior.

A Universidade do Vale do Taquari - Univates foi contemplada recentemente com 22 novas bolsas de estudos, distribuídas entre os quatro PPGs acadêmicos (Ambiente e Desenvolvimento; Biotecnologia; Ensino; e Ciências Médicas), sendo 11 para os cursos de mestrado e 11 para os cursos de doutorado. Atualmente, os PPGs da Univates contam com o total de 120 bolsas da modalidade Prosuc/Capes.

Para receber uma bolsa, o candidato deve ser aprovado no edital de seleção que os PPGs lançam a cada ano, no mês de agosto. As bolsas são distribuídas entre os selecionados, de acordo com a classificação no processo de seleção.

Para saber mais

Anualmente, no mês de fevereiro, o Prosuc/Capes analisa as bolsas distribuídas para todas as universidades brasileiras. São considerados para a distribuição das bolsas a média do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) dos municípios onde o curso de pós-graduação é ofertado e o fator de Titulação Média do Curso (TMC).

Desde 2020 a concessão de bolsas e/ou auxílios para pagamento de taxas escolares no âmbito dos programas institucionais de fomento à pós-graduação é realizada segundo um modelo que prioriza cursos com melhor resultado na avaliação da pós-graduação feita pela Capes, valorizando cursos ofertados em municípios com menores valores no índice de desenvolvimento humano e prevendo? um número maior de bolsas e/ou auxílios para cursos de doutorado do que para cursos de mestrado.

Logo ods-4