Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Estudo avalia impacto de ácaros em frutos de cacau

Postado as 17/05/2023 09:47:12

Por Lucas George Wendt

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

O cultivo de cacau é uma importante atividade econômica em diversas regiões do mundo, incluindo o Estado do Pará, no Brasil. A produção, porém, pode ser afetada por diversos animais e doenças, como os ácaros. 

Reprodução/Unsplash

Nesse contexto, um estudo recentemente publicado por uma equipe da Universidade do Vale do Taquari - Univates, em associação com outras instituições, teve como objetivo estudar e relatar a ocorrência de ácaros pavão em frutos de cacau na região nordeste de Bragantina, no Pará. Os achados da pesquisa foram publicados na revista Systematic and Applied Acarology

O que aponta o estudo

Foram identificadas duas espécies de ácaros pavão: Tuckerella ornata e Tuckerella knorri. O ácaro T. ornata foi a espécie mais abundante, com 149 espécimes encontrados, sendo que 32,89% foram encontrados em folhas e 67,11% em frutos do cacau. Já o ácaro T. knorri foi pouco encontrado, com apenas dois espécimes encontrados em folhas. 

Reprodução/Wikimedia Commons

Os resultados do estudo indicaram que a presença de T. ornata em frutos verdes de cacau reduziu significativamente o tamanho e o peso das sementes. Além disso, frutos mais atacados apresentaram deformações e rachaduras espessas. Danos significativos também foram observados nas sementes de cacau Forastero, que apresentaram manchas de cor marrom-claro e uma rachadura fina na epiderme. 

Os pesquisadores avaliam que os achados são preocupantes, uma vez que o cacau é um importante produto de exportação e a presença de pragas e doenças pode comprometer sua qualidade e valor comercial. Mais investigações devem ser realizadas no futuro para o desenvolvimento do tema. 

Autores

Assinam o estudo os pesquisadores Edna Antônia da Silva Brito, Iury Silva de Castro, Naiara Antonia Nunes Vinhas, Raila da Rosa Santana, Gisele Martins Pinheiro e Noeli Juarez Ferla. A pesquisa tem relação com o Laboratório de Acarologia da Univates, com o Laboratório de Agroecologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) e com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). 

Logo ods