Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Herbário do Vale do Taquari integra rede nacional de pesquisa de plantas, fungos e algas

Postado as 01/06/2023 11:10:40

Por Lucas George Wendt

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Tuane Eggers

O Herbário do Vale do Taquari (HVAT), vinculado ao Museu de Ciências (MCN) da Universidade do Vale do Taquari - Univates, integra o Instituto Nacional Ciência e Tecnologia (INCT) “Herbário Virtual da Flora e dos Fungos”, criado pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação. O herbário é coordenado pela professora doutora Elisete Maria de Freitas, que é a pesquisadora que representa a Instituição e a região na iniciativa nacional desde 2014. 

Por meio da iniciativa do INCT e do vínculo com esse projeto em específico, a Univates tem recebido bolsas de apoio técnico destinadas a estudantes para atuar na organização do acervo do HVAT. Com isso, tem avançado na organização do seu acervo e na digitalização dos exemplares que integram a coleção, disponibilizando as imagens online. Além disso, tem adquirido materiais que auxiliam na adequada conservação do acervo.

O INCT “Herbário Virtual da Flora e dos Fungos”

Aprovado em 2008, o INCT-Herbário Virtual teve as suas atividades iniciadas em 2009. Desde então, vem contribuindo para a formação de recursos humanos e para ampliação e divulgação do conhecimento sobre as algas, fungos e plantas coletados no Brasil e depositados em herbários do país e do exterior, como demonstrado em publicação aqui disponível. 

O INCT - Herbário Virtual realizou intenso e extenso trabalho em rede, congregando mais de 100 herbários de todos os Estados do país, seus curadores, técnicos e pesquisadores, além de 21 herbários do exterior. A melhoria da gestão das coleções, a qualidade das informações – principalmente a identificação acurada dos espécimes de plantas e fungos, a capacitação de estudantes de diferentes níveis e o desenvolvimento de tecnologias para disponibilização on-line e uso de dados e imagens dos acervos em rede estão entre as muitas ações desenvolvidas. 

Suas ações foram fundamentais para o avanço do conhecimento sobre a biodiversidade brasileira e a disponibilização, de modo livre e aberto, de mais de 5,5 milhões de registros e 1,5 milhão de imagens de plantas e fungos. Contribuíram para a formação de recursos humanos na área de biodiversidade, especialmente em taxonomia de plantas e fungos neotropicais, e para a gestão de coleções que documentam a biodiversidade brasileira.

Na imagem, professora Elisete Maria de Freitas, coordenadora do HVAT. 

Lucas George Wendt

O HVAT 

Um herbário é uma importante fonte de consulta e referência para estudantes e pesquisadores da área ambiental, pois possibilita a perfeita identificação dos materiais botânicos com que trabalham, além de fornecer diversos dados sobre a flora de uma região.  

Atualmente o HVAT conta com aproximadamente, 7.200 exsicatas pertencentes a cerca de 180 famílias de plantas traqueófitas, 914 gêneros e 2.341 espécies organizadas de acordo com o sistema AGP IV – um sistema de taxonomia vegetal moderno, utilizado na classificação de plantas com flor. Ressalta-se também que as  exsicatas estão em processo de digitalização e do total mencionado, 3.065 já encontram-se concluídas. 

No HVAT predominam as coletas de espécies pertencentes ao bioma Mata Atlântica, no entanto, também é significativo o número de registros de espécies campestres do bioma Pampa.

O material do Herbário é proveniente do trabalho realizado por investigadores em projetos de pesquisa desenvolvidos na Instituição; de coletas realizadas durante a realização de trabalhos de conclusão de alunos de graduação e de pós-graduação; e, ainda, de coletas realizadas esporadicamente por alunos, comunidade e pesquisadores. Saiba mais sobre o herbário regional clicando aqui.  

Acesso ao conhecimento botânico 

Desde 2016, o HVAT integra o principal banco de dados botânicos, Index Herbariorum (IH), um sistema de indexação internacional de herbários que é gerenciado pelo Jardim Botânico de Nova Iorque (New York Botanical Garden - NYBG). Além do Index Herbariorum e do INCT “Herbário Virtual da Flora e dos Fungos do Brasil”, o HVAT integra a Rede Brasileira de Herbários e a Rede de Herbários do Rio Grande do Sul. Com isso, o espaço tem o reconhecimento das comunidades científicas nacional e internacional e apoia o trabalho de pesquisadores da área da Botânica. Para a gestão da coleção, o HVAT utiliza o Sistema de Gerenciamento de Coleções Botânicas JABOT, administrado pelo Instituto de Pesquisas do Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Além deste, o acervo também pode ser acessado pelo SpeciesLink, mantido pelo INCT por meio deste endereço virtual http://inct.splink.org.br; no SIBBR (Sistema Brasileiro de Biodiversidade) e no GBIF (Sistema Global de Biodiversidade).  

Lucas George Wendt

Logo ods-15