Áreas de Concentração e Linhas de Pesquisa

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO

Nome: Tutela Jurídica Ambiental
Descrição: A Tutela Jurídica Ambiental visa dar suporte jurídico a empreendedores, sejam eles pertencentes à produção primária, à agricultura familiar, à indústria de transformação e aos setores ambientais dos municípios. Além disso, municia profissionais com informações ambientais e técnicas nas áreas de Botânica, Ecologia, Química Ambiental, Microbiologia e Zoologia.

LINHAS DE PESQUISA

Nome: Legislação para Empreendimentos Agroindustriais
Descrição: Os estudos nesta linha buscam compreender a regulamentação da aplicação da legislação ambiental brasileira no licenciamento de empreendimentos, auditoria de processos como ferramentas para melhoria na gestão ambiental e a legislação do direito ambiental na Política e Sistema Nacional do Meio Ambiente.

Nome: Bases Ecológicas para o Licenciamento Ambiental
Descrição: Esta linha de pesquisa visa capacitar licenciadores, empreendedores e gestores com informações ambientais e técnicas para preservação ambiental e biossegurança, bem como, os parâmetros exigidos nos processos avaliativos. Nas áreas de botânica, microbiologia e zoologia, os profissionais serão capacitados na identificação de organismos, biotecnologia com uso de organismos, principalmente microrganismos, ecologia animal e vegetal.

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO

Nome: Sustentabilidade da Cadeia Produtiva
Descrição: A pesquisa na área da Sustentabilidade da Cadeia Produtiva envolve estudos sobre processos de produção nas propriedades e organizações, por meios de aplicação de novas tecnologias e compreendendo novas formas de gestão.

LINHAS DE PESQUISA

Nome: Eficiência Produtiva na Agroindústria
Descrição: Os estudos nesta linha de pesquisa visam dar suporte aos processos de qualidade e produtividade agrícola na agroindústria utilizando diferentes tecnologias, tais como, controle biológico e o uso de resíduos nos processos produtivos. Busca compreender e aplicar ferramenta para melhoria da qualidade e produtividade agrícola, o uso de diferentes técnicas. Esta linha também aborda técnicas de melhoria da eficiência ambiental nos processos de produção, e de qualidade, envolvendo aspectos como produção mais limpa, análise do impacto ambiental e de indicadores de desempenho ambiental.

Nome: Sistemas Produtivos Agroindustriais Avançados
Descrição: Os estudos nesta linha de pesquisa buscam compreender e desenvolver mecanismos de gestão, a partir de uma orientação sistêmica e ambiental, para cadeias produtivas agroindustriais como um todo e as suas unidades formadoras. Propõe ferramentas para melhoria da gestão ambiental e desenvolvimento de empreendimentos sustentáveis. Esta linha também busca compreender os sistemas produtivos dentro das dinâmicas de mercado, consumo, culturais, sociais, econômicas e regionais intervenientes nas suas formações.