Acadêmicos adquirem experiência internacional em estágio

Postado em 10/05/2016 11h18min

Por Artur Dullius

Das aulas do curso de Educação Física para uma experiência internacional. Esse foi o caminho de dois acadêmicos da Univates que, por meio de estágio realizado na Associação Vale do Taquari de Esportes (Avates), tiveram a oportunidade de participar e conquistar títulos em competições internacionais de vôlei.

Bárbara Schinader estagia de forma remunerada, por meio da Central de Carreiras, e Alexandre Joanella realiza o estágio obrigatório curricular da disciplina de Estágio II – Treinamento Esportivo. Estudantes do 6° semestre do curso de Educação Física, os acadêmicos auxiliaram nas atividades de treinamento e preparação das atletas de voleibol da Languiru/Martin Luther/Avates.

Acompanhando as equipes sub-13, Bárbara foi até a cidade de Bell Ville, província de Córdoba/Argentina, no Torneio Internacional de Bell Ville. Já Joanella foi até Novo Hamburgo, onde acompanhou as equipes sub-15 na disputa do Festival Mercosul de Voleibol. “Foi muito bom ter uma experiência internacional, pois em alguns países a ideia de ensino é diferente, então, é interessante esse compartilhamento com diferentes culturas”, afirmam os estudantes.

Para Rodrigo Rother, professor do curso de Educação Física e técnico da Avates, o estágio é essencial, pois coloca o acadêmico em contato com algumas realidades não vistas na sala de aula. “Como professor, vejo que os acadêmicos têm a oportunidade de verificar na prática vários conteúdos vistos nas suas disciplinas da graduação. Além disso, conhecem profissionais com vasta experiência e podem aprender muito com eles”, afirma o professor.

Os estudantes também têm em comum a experiência no esporte. Bárbara e Joanella, hoje, acompanham do lado de fora, mas há cerca de quatro anos atuavam do lado de dentro da quadra. “A gente percebe muita diferença na vivência que passam os atletas dentro de quadra e o técnico, que fica do lado de fora. É muito bom poder ver os dois lados”, destaca Bárbara.

Na visão de técnico, Rother ainda complementa: “Pelo lado do profissional que recebe um estagiário, vejo o crescimento que ele tem durante o período em que está atuando. Parece que a humildade do estagiário em aprender e a generosidade do profissional local em trocar conhecimentos são a chave para o estagiário terminar o período com o crescimento esperado”, afirma.

Questionados sobre o futuro, Bárbara afirma: “Minha ideia é ser técnica de vôlei”. Já Alexandre complementa: “Quero seguir no esporte, atuando na área do voleibol e da saúde”.

Texto: Artur Dullius
Bárbara e Joanella estão no 6° semestre do curso