Alunos dos cursos de Mestrado e Doutorado realizam visita à Usina da Eletrobrás

Postado em 17/02/2012 15h36min

Por -

Como parte integrante da disciplina "Energia e Desenvolvimento Sustentável", ministrada pelos professores Odorico Konrad, Simone Stülp e Luis Felipe Silva Oliveira, do Programa de Pós Graduação em Ambiente e Desenvolvimento, as turmas do mestrado e doutorado realizaram no dia 26 de janeiro uma visita à Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica da Eletrobrás. A Nova Usina Termelétrica Porto Alegre - NUTEPA, do tipo térmica a vapor, está localizada na margem esquerda do rio Gravataí, junto à BR 290, na área metropolitana de Porto Alegre, no estado do Rio Grande do Sul.

De acordo com a direção da companhia, a Usina entrou em operação em 1968 com três unidades de 8 MW cada, totalizando 24 MW. Seus equipamentos utilizam óleo combustível como fonte primária para a geração de energia elétrica.

Os alunos puderam conhecer o processo de geração de energia térmica e se inteirar de questões referentes à Usina. As aulas do regime modular do Programa de Pós Graduação em Ambiente e Desenvolvimento terão continuidade em julho, quando os alunos que frequentam este regime regressam à Univates para dar seguimento às disciplinas dos cursos de Mestrado e Doutorado.
Vista aérea da usina