Vestibular está com inscrições abertas

Postado as 2018-10-30 13:31:25

Por Ana Amélia Ritt

A Univates está com inscrições abertas para ingresso de alunos em 42 cursos de graduação presenciais. Interessados em concorrer a uma vaga já podem agendar sua prova de redação, optar pela realização do Vestibular no dia 25 de novembro ou solicitar ingresso com a nota da redação do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) dos anos de 2009 a 2017. As inscrições podem ser feitas pelo site www.univates.br/vestibular.

Elise Bozzetto

As provas agendadas são compostas apenas por uma prova de redação e são aplicadas em todos os polos da Univates (polo matriz de Lajeado, Arroio do Meio, Arvorezinha, Bom Retiro do Sul, Carlos Barbosa, Encantado, Estrela, Guaporé, Serafina Corrêa, Soledade, Taquari, Teutônia, Triunfo, Venâncio Aires, Veranópolis e, em breve, Garibaldi). Nesta opção é possível escolher a data que mais se encaixa à rotina do interessado.

Nicole Morás

Já na prova tradicional de Vestibular, realizada no dia 25 de novembro, há uma proposta de redação e questões em diferentes áreas do conhecimento (Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Língua Estrangeira, História, Geografia, Matemática, Biologia, Física e Química). A prova será aplicada no campus de Lajeado e tem início às 13h30min, com duração de cinco horas para realização.

Além disso, interessados em ingressar na Univates também podem concorrer a uma vaga com a nota do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) realizado a partir de 2009 ou mesmo pelo aproveitamento do resultado de um Vestibular da Univates anterior. Ambos os processos podem ser solicitados de forma on-line, sem necessidade de comparecer à Instituição.

Todas as formas de ingresso são gratuitas e voltadas aos cursos presenciais cujas aulas iniciam no primeiro semestre de 2019. Mais informações podem ser conferidas no Manual do Candidato. Já o edital pode ser conferido aqui.

Transferências e reingresso

A Univates recebe solicitação de transferência externa de estudantes de Ensino Superior de outras instituições de ensino que tenham interesse em estudar na Universidade. Também, recebe solicitações de ingresso de portadores de diploma de curso superior, reingressos, transferências internas e alunos não regulares. A preferência de vaga será por ordem de solicitação. Detalhes no site www.univates.br/espaco-academico/formas-de-ingresso.

Ingresso em cursos EAD

Para iniciar um curso EAD na Univates, também há a possibilidade de se candidatar por meio do agendamento de prova, pela nota da redação do Enem desde o ano de 2009 ou com a nota da prova de redação realizada na Univates desde o ano de 2000. Além disso, há a possibilidade de se candidatar por transferência, reingresso e 2ª graduação. As inscrições podem ser realizadas em www.univates.br/ead.