Retrospectiva 2018: Sajur Univates realiza mais de 4 mil atendimentos

Postado as 24/01/2019 13:07:39

Por Natália Bottoni

Nicole Morás

O Serviço de Assistência Jurídica (Sajur) da Univates desempenha uma importante função social no Vale do Taquari, pois possibilita à população carente o acesso à concretização de direitos fundamentais. O serviço é responsável por processos judiciais e extrajudiciais, atua na conciliação de eventuais litígios, na elaboração de peças administrativas, acompanhamento processual e realização de audiências. Também desenvolve atividades relativas ao exercício da cidadania de portadores de patologias, atua em questões de direito civil, em casos que envolvam violência doméstica e procedimentos referentes ao Juizado da Infância e da Juventude. Em 2018, o Sajur realizou 4.081 atendimentos e 739 audiências.

Sajur encerra 2017 com mais de 3,8 mil atendimentos realizados

Tuane Eggers

O Sajur Univates atende moradores da Comarca de Lajeado, que abrange oito municípios: Lajeado, Sério, Forquetinha, Marques de Souza, Canudos do Vale, Cruzeiro do Sul, Progresso e Santa Clara do Sul. As causas mais procuradas para atendimento são as demandas de Direito de Família, como divórcio, guarda, dissolução de união estável, entre outras, e as de busca de medicamentos pelos entes públicos. Para audiências, são frequentes os casos de violência doméstica. “As pessoas atendidas no órgão não têm condições financeiras para arcar com os custos de um advogado particular. Nesse serviço encontram uma alternativa para a resolução de suas demandas, o que faz com que o trabalho tenha viés comunitário”, explica a coordenadora do Sajur, Alice Krämer Iorra Schmidt.

“Capacidade de empatia e diálogo”

Tuane Eggers

O Sajur é fundamental aos estudantes de Direito da Univates, pois possibilita a vivência da advocacia no mercado de trabalho por meio da realização do estágio curricular. “A teoria que eles aprendem em sala de aula aplica-se aos casos concretos que chegam para atendimento. Conta-se com a orientação e o olhar atento da coordenação e das supervisoras de estágio do local”, afirma Alice. No ano passado, 246 alunos do curso estiveram no Sajur. Também participaram das atividades 11 estagiários do curso de Psicologia da Instituição.

Divulgação

No dia 23 de janeiro, o estudante de Direito da Universidade Diego Delazeri começou a fazer voluntariado no órgão, ação que vai durar um mês. Anteriormente, já prestou serviços no Sajur por um semestre. “Normalmente os atendimentos estão ligados à área da família. É necessário desenvolver capacidade de empatia e diálogo para lidar com isso. O Sajur permite que a teoria ganhe mais sentido e prepara o estudante para a vida profissional”, justifica Delazeri.

Ele sugere que o acadêmico sempre aproveite as oportunidades de estágios ou voluntários, independentemente da área. “Essas experiências fazem com que o aluno atue com mais segurança e assertividade”, complementa.

Os interessados em usufruir dos serviços oferecidos pelo Sajur devem comparecer na avenida Benjamin Constant, 2718, bairro Florestal, em Lajeado. O atendimento é de terça a quinta-feira, das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min. Mais informações pelo telefone (51) 3714-7038 ou pelo e-mail sajur@univates.br.