Assistência Jurídica

Sajur - Serviço de Assistência Jurídica

O Serviço de Assistência Jurídica (Sajur) da Univates é o local onde os alunos dos cursos de Direito e Psicologia, sob orientação técnica, realizam estágio curricular, oportunizando acesso à justiça e à prestação da tutela jurisdicional. Desde 2003 o Sajur auxilia a comunidade carente na resolução de conflitos jurídicos, de forma gratuita e eficiente.
Em 2013 a Psicologia inseriu-se no espaço para integrar a equipe, a partir da percepção de que o acompanhamento psicológico se faz necessário, principalmente pelas demandas conflitivas que o serviço recebe. O serviço consiste na orientação jurídica às partes, conciliação de litígios, elaboração de peças processuais e administrativas, acompanhamento processual e participação em audiências.
Com amplo espectro de atuação, desenvolve atividades relativas ao exercício da cidadania de portadores de patologias, atua em questões atinentes ao direito civil - em especial ao direito de família -, além de casos que envolvam violência doméstica e procedimentos atinentes ao Juizado da Infância e da Juventude, entre outros.

Confira as atividades desenvolvidas pelo Sajur:

Atendimento Jurídico

Para receber atendimento no serviço, é necessário entrar em contato com a recepção para agendar um horário. A partir do agendamento, é realizado o acolhimento do cliente, na data e horário marcados, podendo ser feito por estagiários do Direito e/ou da Psicologia, dependendo da demanda solicitada.
O objetivo do serviço é oferecer trabalho interdisciplinar, olhar ampliado e escuta sensível às demandas, proporcionando encaminhamento adequado para cada caso, pensando na integridade do sujeito e nas melhores ações no Serviço de Assistência Jurídica.
Quem pode participar: qualquer membro da comunidade que faça parte da Comarca de Lajeado (Lajeado, Sério, Forquetinha, Marques de Souza, Canudos do Vale, Cruzeiro do Sul, Progresso e Santa Clara do Sul), desde que se enquadre nos requisitos que o serviço se propõe a receber (patrimônio e renda).

Atendimento Psicológico

Após o acolhimento, se identificada a demanda, poderá ser realizado o acompanhamento necessário no local. Os serviços oferecidos pelos estagiários, sob supervisão técnica, são acompanhamento psicológico, orientações e psicoeducação. Existe a possibilidade da criação e manutenção de grupos e oficinas, se observadas as necessidades na comunidade.

Documentos necessários para realizar o cadastro no serviço:
- documento de identificação (RG, CPF);
- comprovante de endereço (conta de água ou luz);
- comprovante de renda.

Horário de funcionamento da recepção:
Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min.