Utilização de matérias-primas alimentícias de forma integral motiva doutorado de professor da Univates

Postado as 14/12/2018 16:29:19

Por Lucas George Wendt/Dipes e Daniel Lehn/Cetec

Lucas George Wendt

O professor Daniel Neutzling Lehn atua na Univates desde 2003. Lehn possui graduação em Engenharia de Alimentos pela Universidade do Rio Grande (Furg) e o mestrado, também realizado na Furg, pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciência de Alimentos, veio no mesmo ano em que começou a atuar no Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (Cetec) da Universidade do Vale do Taquari. No mestrado o docente estudou os fenômenos de transferências de calor e de massa em secagem de arroz em silos de armazenagem e em camada delgada.

O doutorado do professor abordou o encapsulamento de substâncias sensíveis por secagem em spray dryer. “O mestrado não é fim, é meio”, revela Lehn, sobre a continuidade dos estudos. A pesquisa que culminou na tese “Encapsulamento de óleos com subprodutos da indústria de laticínios” abordou a utilização de soro de queijo e permeado de soro de queijo para o encapsulamento (via secagem em secador tipo spray dryer) de óleo de carpa comum extraído das vísceras do pescado e óleo de chia comercial. O professor comenta que foram definidas as condições de emulsão e secagem e se comprovou a resistência à oxidação dos óleos encapsulados em comparação aos óleos livres (não encapsulados) expostos às mesmas condições por pelo menos 15 dias de armazenamento.

Durante o desenvolvimento da tese foram utilizados os subprodutos vísceras de carpa comum - de onde se extraiu e refinou o óleo - e o soro de queijo para encapsular o óleo. Como forma de comparação, o óleo de chia também foi utilizado por ser de origem vegetal.

“Os resultados indicam que é possível destinar subprodutos de produção de alimentos para encapsular substâncias sensíveis, promovendo uso integral de matérias-primas e agregação de valor a esses subprodutos”, comenta o docente. “Com isso comprovou-se a viabilidade técnica de utilizar o soro de queijo e seu permeado com materiais de parede para proteger os óleos da oxidação”, diz.

“A utilização de matérias-primas alimentícias de forma integral tem diversas vantagens, entre elas a agregação de valor e a redução de possíveis impactos ambientais caso esses subprodutos sejam vistos como resíduos e sejam descartados de forma inadequada”, esclarece o pesquisador.

O estudo foi orientado pelo professor Luiz Antonio de Almeida Pinto, na linha de pesquisa de valoração de recursos hidrobiológicos - no caso, o óleo das vísceras de carpa comum.

A banca de avaliação foi composta pelos professores doutores Leonor Almeida de Souza Soares e Tito Roberto Sant'Anna Cadaval Júnior (ambos da Furg), Claucia Fernanda Volken de Souza (Univates) e Vanessa Mendonça Esquerdo (Furg/Univates).