Tese de doutorado de professora busca diálogo entre Psicologia e Direito

Postado em 04/04/2013 14h30min

Por -

Desde o último dia 22 de março, o curso de Psicologia da Univates conta com mais uma doutora em sua equipe de docentes. A professora do curso de Psicologia Lisandra Espíndula Moreira defendeu sua tese de doutorado na Universidade Federal de Santa Catarina e foi aprovada. O título do trabalho é “Paternidade, Família e Criminalidade: Uma arqueologia entre o Direito e a Psicologia”, orientado pela professora Maria Juracy Filgueiras Toneli.

De acordo com Lisandra, o objetivo da pesquisa foi investigar a associação, bastante utilizada na Psicologia e também no Direito, que pressupõe que a ausência paterna seria uma das causas da criminalidade. “A pesquisa coloca em questão os usos da família e do pai como fatores de definição do sujeito. Não para provar ou refutar essas afirmações, mas para compreender as marcas históricas que as produzem”, explica. A partir das análises de Lisandra, entende-se que a condição de emergência da ideia de ausência paterna como causa da criminalidade está no deslocamento, por parte das explicações para a criminalidade, do determinismo biológico para o determinismo familiar.

A professora ressalta que a tese busca um diálogo entre as áreas da Psicologia e do Direito, que a Univates, inclusive, está concretizando, por meio da parceria do curso de Psicologia com o Serviço de Assistência Jurídica (Sajur), para proporcionar um espaço de estágio. “Historicamente, a Psicologia tem sido acionada no sistema jurídico, principalmente pela elaboração de avaliações e laudos. O desafio é fazer com que se construam conhecimentos articulados e interdisciplinares”, completa Lisandra.

Tuane Eggers