Univates entre as melhores do país

Postado em 06/12/2013 16h25min

Por Tamara Bischoff

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta sexta-feira, dia 6, os indicadores de qualidade das instituições de ensino superior do país referentes ao ano de 2012, compostos pelos dados do Conceito Preliminar de Curso (CPC) e do Índice Geral de Cursos (IGC). Conforme esses indicadores, a Univates figura entre os 10 melhores institutos e centros de ensino superior do Brasil e como a terceira melhor instituição não-pública do Rio Grande do Sul.

Com IGC Contínuo de 3,31, a Univates atinge a nota 4 na avaliação, numa escala que vai de 1 a 5, reforçando seu lugar entre as instituições mais qualificadas do estado e alcançando destaque também no país. Esta nota posiciona a Instituição do Vale do Taquari como a 10ª melhor do RS, considerando-se universidades e centros universitários públicos e privados do estado.

O reitor da Univates, professor Ney José Lazzari, lembra que nesta semana foram divulgados os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), e duas escolas da região do Vale do Taquari também se destacaram entre as cinco melhores do RS. “A qualidade do nosso Vale já é comprovada, tanto no Ensino Médio quanto no Ensino Superior. A Univates recebe estudantes diferenciados, com vontade de estudar e de aprender cada vez mais. Somando isso à excelente estrutura e ao qualificado corpo docente da Instituição, o resultado não poderia ser diferente", ressalta.

Os cursos com melhor colocação, dentre os avaliados em 2012, foram Psicologia, considerado o melhor do RS e o 4º melhor do Brasil, Ciências Contábeis, melhor colocado no estado, e Design, segundo melhor no estado e no país, atrás somente da UFRGS.

Para o coordenador de Ciências Contábeis, professor Ari Künzel, o resultado obtido entusiasma e também serve para comprovar que a Instituição oferece ao estudante um curso de qualidade reconhecida diante dos órgãos avaliadores, e para a comunidade, profissionais habilitados para as funções contábeis.  “Penso que o diferencial que levou o curso a esta pontuação, qualificando-o como o melhor do estado, está associado a um conjunto de ações, entre elas, a constante atualização do projeto pedagógico e conteúdos, a participação do corpo docente em eventos da área e, especialmente, os fóruns realizados na Univates para a incorporação dos novos conteúdos e aperfeiçoamento nas metodologias e práticas de ensino”, destaca ele, acrescentando que também colaboram para isso a estrutura de laboratórios, a experiência na docência e a atuação profissional dos professores no mercado, fazendo a interação do curso com empresas e entidades de classe.

A coordenadora da graduação em Psicologia, professora Ana Lúcia Bender Pereira, destaca que o resultado representa o reconhecimento do trabalho desenvolvido pelo corpo docente e o empenho dos estudantes comprometidos com sua formação. “Alcançar estas posições de destaque no âmbito nacional e estadual reforça a ideia de que o trabalho realizado até o momento está coerente com o compromisso assumido em oferecer uma formação embasada nos princípios de responsabilidade social e pensamento crítico e plural”, complementa ela.

Confira a posição dos cursos conforme o CPC:

Colocação geral no RS (entre todas as instituições de ensino superior)

Colocação entre as instituições não públicas do RS

Logística

Publicidade e Propaganda

Relações Internacionais

Texto: Tamara Bischoff

Ciências Contábeis foi considerado o melhor colocado do RS

Elise Bozzetto

Curso de Design é segundo melhor no estado e no país, atrás somente da UFRGS

Morgana Johann

Curso de Psicologia foi considerado o melhor do RS e o 4º melhor do Brasil