Oficina de Biotecnologia recebe alunos do Ensino Médio de Sério

Postado em 10/06/2014 17h30min

Por -

Vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBiotec), ocorreu na manhã desta terça-feira, dia 10 de junho, a Oficina de Biotecnologia para o Ensino Médio, no campus da Univates. Alunos da Escola Estadual Pedro Albino Müller, do município de Sério, aprenderam sobre o processo de fermentação e produção de derivados do leite, bem como a importância de produtos lácteos como forma de prevenção de diversos tipos de doenças.

Durante a atividade, alunos bolsistas do mestrado em Biotecnologia e de graduação da Univates, dos cursos de Engenharia de Alimentos, Engenharia Química e Química Industrial apresentaram os processos biotecnológicos, com ênfase no desenvolvimento de produtos lácteos fermentados. O tema “Uso de Biotecnologias para Melhoria da Qualidade de Matérias-primas e Aproveitamento de Resíduos dos Laticínios”  surgiu a partir de pesquisas realizadas no Projeto Cadeia Produtiva do Leite.

Os ministrantes da oficina ensinaram as técnicas de fabricação de derivados lácteos que, posteriormente, foram desenvolvidos nos laboratórios da instituição, gerando produtos como bebida láctea, iogurte e petit suisse.

Conforme a coordenadora da oficina, professora Claucia Fernanda Volken, essas atividades promovem interação e difusão de conhecimento entre alunos de Instituições de Ensino Superior e de Ensino Médio. “É muito importante para a percepção das diversas profissões envolvidas nos processos científicos, auxiliando na definição da futura escolha profissional dos estudantes”, destaca.

As oficinas de Biotecnologia voltadas aos alunos do Ensino Médio ocorrem durante todo o ano, com foco nas diversas áreas. Mais informações podem ser obtidas no site www.univates.br/eventos.

Alunos do Ensino Médio da Escola Pedro Albino Müller, de Sério, participaram de oficina de Biotecnologia