International Day marca início do semestre para intercambistas

Postado em 20/02/2015 15h32min

Por Nathália Lauxen

A tradicional acolhida aos intercambistas que escolheram a Univates para estudar por um semestre ocorreu na manhã desta sexta-feira, dia 20, na sala temática de Comércio Exterior da Instituição. Foram recepcionados 15 novos intercambistas provenientes da Argentina, da Colômbia e de Portugal. O grupo de estudantes estrangeiros estará completo após a chegada, nos próximos dias, de um último integrante colombiano.

A programação seguiu com coquetel, explicação sobre o funcionamento da Univates e almoço de boas-vindas. À tarde, os intercambistas realizam tour pelo câmpus para conhecer a estrutura da Instituição e passeio pela cidade de Lajeado.

Oriundo da capital da Colômbia, Bogotá, o estudante de Jornalismo Luis Gabriel Marroquín, 31 anos, desembarcou no Brasil na última terça-feira, dia 17. Ele define a Univates como fascinante. “A estrutura é ótima, as pessoas são amáveis. Tenho foco organizacional na minha profissão, quero fazer estágio na universidade enquanto estiver aqui”, conta.

Embora estude em Leiria, Portugal, Sónia Nascimento, 21 anos, reside na cidade de Coimbra. Ela chegou em Lajeado na quarta-feira, dia 18, e aprovou tanto o município quanto a Univates. “As pessoas são simpáticas, companheiras, e sempre estão dispostas a ajudar”, ressalta. Aluna do curso de Nutrição, pretende aproveitar o último ano da graduação e espera aplicar no país de origem o que aprenderá durante o intercâmbio.

Além dos recém-chegados, outros cinco acadêmicos vindos do exterior estudarão na Univates em 2015A. Eles prolongaram por um semestre o programa de intercâmbio, que teve início no segundo semestre de 2014. Ao todo, 21 intercambistas frequentarão as aulas no câmpus.

Enquanto isso, 46 estudantes da Univates estão no exterior – 35 por intercâmbio institucional, dos quais 15 viajaram neste ano e os demais já estavam em outros países, além dos cinco selecionados pelas Bolsas Santander e dos seis por meio do Ciência sem Fronteiras (CsF). Outros seis estudantes da Univates embarcarão em breve, pelo programa CsF.

Texto: Nathália Lauxen

A tradicional acolhida aos intercambistas ocorreu na manhã desta sexta-feira, dia 20, na sala temática de Relações Internacionais