Trabalho interdisciplinar permite aprendizagem integrada

Postado em 03/04/2017 15h57min

Por Nicole Morás

Cada vez mais, as habilidades desejáveis para profissionais que atuam no mercado de trabalho deixam de ser apenas técnicas, mas também interpessoais, como a capacidade de diálogo e o trabalho em equipes multiprofissionais. Pensando nisso e com o objetivo de proporcionar essa experiência durante a realização da graduação, a professora Lucélia Hoehne desafiou estudantes de seis cursos de ensino superior da Univates a trabalharem em conjunto.

“A ideia surgiu a partir de uma disciplina do curso de Química Industrial, na qual os alunos desenvolvem um produto cosmético. Em parceria com outros cursos haverá desde a estruturação de um plano de negócios até a proposição de tratamentos para efluentes gerados na elaboração do produto, passando ainda pela formulação e comunicação dos produtos”, explica a docente.

Após um encontro inicial para os grupos conhecessem uns aos outros e os produtos, as ferramentas virtuais serão utilizadas para integrar os grupos das diversas disciplinas envolvidas de forma que todos possam acompanhar o desenvolvimento das atividades.

“Essa oportunidade permite que os estudantes entendam os processo de planejamento, fabricação  e  lançamento de um produto e que uns precisam dos outros enquanto profissionais das diferentes áreas, pois atualmente é impossível trabalhar de forma individual”, analisa Lucélia, acrescentando que podem surgir produtos realmente viáveis na disciplina e que venham a ser lançados no mercado caso os estudantes abracem a ideia. Ao final do semestre, os cinco produtos serão apresentados em uma seminário. Os produtos a serem desenvolvidos serão: Repelente com óleo e extratos naturais; Creme hidratante com óleo de prímula; Gel fixador com biotina para cabelos masculinos; Sabonete líquido com morango, mel e sementes de girassol; Sabonete esfoliante com borra de café.

Confira a participação de cada curso:
Administração: elaboração de um plano de negócios
Design: assistência aos alunos da Publicidade e Propaganda;
Engenharia Ambiental: proposição de tratamentos para os efluentes gerados;
Farmácia: auxílio nas formulações dos cosméticos;
Publicidade e Propaganda: criação de rótulo e campanha publicitária;
Química Industrial: desenvolvimento de um cosmético diferente por grupo.

Texto: Nicole Morás

Tuane Eggers