Central de Carreiras lança Programa de Mentoria para diplomados

Postado as 05/06/2020 14:46:33

Por Nicole Morás

A Central de Carreiras da Univates lançou o Programa de Mentoria, que visa a aproximar o ensino e o mercado de trabalho por meio de diplomados pela Universidade do Vale do Taquari. A iniciativa objetiva que profissionais formados pela Instituição possam auxiliar estudantes que estão com dúvidas sobre a carreira profissional.

Ao ser escolhido, o mentor poderá compartilhar suas experiências profissionais e auxiliar o estudante com sugestões de como ele pode evoluir profissionalmente. A metodologia prevê a realização de três encontros, que podem ser virtuais, nos quais o mentor irá falar sobre o mercado de trabalho e organizar o plano de desenvolvimento individual com o estudante para contribuir para sua formação.

Conforme a psicóloga Ana Luísa Freitag, ao participar do Programa de Mentoria, o diplomado terá a oportunidade de desenvolver habilidades de relacionamento e liderança, refletir sobre sua própria experiência e sobre como ajudar os outros, aprender com os outros, melhorar suas habilidades de comunicação, desenvolver uma rede de conexões, aumentar sua exposição profissional e contribuir de forma positiva para a construção de uma sociedade mais instruída e preparada.

Também permitirá que o participante interaja com as técnicas e práticas atualizadas da sua área de atuação, por meio da troca com o aluno. Além disso, permite que o diplomado participe de grupo de profissionais a quem vamos garantir acompanhamento ao longo do processo e oferecer conteúdos exclusivos em rodas de conversa e encontros virtuais e presenciais, quando possível
Ana Luísa Freitag, psicóloga
Cláudia Gräff

Cláudia Gräff

Acervo Pessoal

Diplomada em Química Industrial, especialista em Tecnologia de Alimentos e mestra em Biotecnologia, Cláudia Gräff está muito empolgada com o Programa de Mentoria. Para ela, é muito legal ver um jovem iniciando a carreira, entusiasmado, ansioso por viver e querer acertar. “Lembro que já passei por isso, e a experiência de vida nos faz enxergar um pouco além e saber que tudo tem seu tempo. E tudo está no seu tempo! Saber aonde se quer chegar e qual seu propósito de vida são questões norteadoras. A partir disso vai se construindo a trajetória”, afirma.

A participação de Cláudia como mentora também é motivada pela experiência como professora nos cursos técnicos da Univates, quando teve a oportunidade de orientar alunos na disciplina de estágio e participar de bancas de graduação. “Essas atividades me inspiram muito porque é uma oportunidade de ajudar a desenvolver um profissional, uma pessoa. Com o Programa de Mentoria, posso transmitir um pouco do meu conhecimento e das minhas experiências, principalmente os aprendizados de vida”, finaliza.

Para iniciar o Programa de Mentoria, a Central de Carreiras realiza, no dia 15 de junho, às 18h30min, a videoconferência “Treinamento Mentoring”. Para participar e mais informações, o interessado deve entrar em contato pelo e-mail carreiras@univates.br.

Serviço estará disponível para estudantes no segundo semestre

Ana Luísa explica que, após a criação de um banco de currículos de mentores, o segundo passo será a disponibilização do serviço para os estudantes da Univates por meio da Plataforma de Carreira da Instituição, o que deve acontecer no segundo semestre de 2020. 

“Para o estudante, ser mentorado possibilita o contato com profissionais que estão no  mercado de trabalho. Por meio da mentoria, ele pode compreender e ser aconselhado sobre as diferentes atuações possíveis na sua área de formação, além de identificar fortalezas, competências técnicas e comportamentais; aumentar sua rede de conexões e exposição profissional; acelerar o desenvolvimento de sua carreira; ampliar sua visão a respeito da formação acadêmica e relacionar conceitos aprendidos com a prática profissional; e ter consciência dos desafios que o mercado atual apresenta”, explica Ana Luísa.