Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Professores integram grupo internacional de pesquisa sobre Zika vírus

Postado em 03/03/2017 08h23min

Por Artur Dullius

Preocupados com os impactos causados pela influência do Zika vírus no seres humanos, pesquisadores criaram um grupo de pesquisa a fim de buscar aprofundamento em diferentes aspectos a respeito da doença. O projeto intitulado “Zika Vírus: uma abordagem translacional - infecções congênitas em humanos e modelos experimentais in vitro e in vivo” conta com a participação de 29 docentes universitários.
 
No total são mais de 20 instituições parceiras , entre universidades e institutos de pesquisa de nove diferentes países. Por meio do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBiotec), a Univates participa do projeto com os professores Lucélia Santi e Walter Beys da Silva. “Nossa participação na pesquisa será referente à análise molecular do processo, envolvendo a identificação e a caracterização das proteínas relacionadas com a infecção causada pelo vírus em diversos modelos”, explica Beys da Silva.
 
O projeto, com orçamento inicial de mais de R$ 2 milhões, foi aprovado no mês de dezembro de 2016 e deve abranger diversos aspectos no estudo da doença. Devido ao grupo pesquisadores das mais diversas áreas, temas relacionados ao comportamento do vírus, identificação de possíveis marcadores da infecção e da evolução da doença, assim como potenciais alvos terapêuticos, devem ser discutidos. “O trabalho envolve todo o acompanhamento clínico e molecular para que se possa entender as diferentes etapas do processo infeccioso e da doença”, lembra Lucélia.
 
Atualmente o grupo trabalha com diferentes modelos experimentais para o estudo da infecção, além de pacientes. Conforme o professor da Univates, os primeiros resultados devem ser alcançados até o final deste ano. “Como a epidemia é recente e muito impactante, são necessárias intensa análise e discussão dos resultados para contribuir efetivamente no entendimento da doença. Trabalhar nesse grupo é algo muito gratificante e de imensa responsabilidade, não só pelo tema, mas pela quantidade de pesquisadores de impacto internacional em suas respectivas áreas de atuação integrando o grupo”, afirma Beys da Silva.
 
Segundos os professores, são utilizadas plataformas on-line para a troca de informações e encontros periódicos para discussão da pesquisa. “Somos pesquisadores jovens e será um desafio corresponder ao que esses profissionais com muito mais experiência esperam de nós. Além disso, o contato com cientistas de diferentes áreas e instituições cria a oportunidade para novas colaborações e pesquisas aqui na Univates”, conclui Lucélia.
 
Sobre o  Zika
O vírus Zika é transmitido por meio da picada do mosquito Aedes aegypti, que se prolifera nos locais onde se acumula água. A principal ação de combate ao mosquito é evitar sua reprodução. Na maioria dos casos, a pessoa infectada não apresenta nenhum sintoma. Em alguns casos, o Zika pode provocar paralisia (síndrome de Guillain-Barré). Em mulheres grávidas, pode causar defeitos congênitos subsequentes no feto, como a microcefalia.
 
Texto: Artur Dullius
Lucélia e Silva integram grupo composto por 29 docentes universitários

Artur Dullius

Notícias Relacionadas