Sala de empreendedorismo: ponto de encontro da criatividade

Postado em 17/03/2017 08h24min

Por Artur Dullius

A ligação presente entre a criatividade, a tecnologia e o meio ambiente marcam a sala de empreendedorismo como um espaço diferente no campus da Univates. A estrutura de 190m² passa a oferecer, a partir deste semestre, novo cenário para a difusão de ideias empreendedoras. Representada por meio de uma “caixa” de vidro, a sala de empreendedorismo tem capacidade para atender 75 alunos de forma simultânea e em atividades diferentes.

“Esta sala disponibiliza espaço confortável e flexível, com recursos que viabilizam atividades interativas, e amplo suporte de tecnologias para o compartilhamento de ideias e soluções. Sendo um local multifuncional e aprazível, espera-se que tanto os estudantes como os professores e colaboradores façam uso intenso dele, sentindo-se motivados a transformar suas ideias inovadoras em novas empresas e novos negócios de positivo impacto social e ambiental”, explica Eloni Salvi coordenador do Núcleo de Criatividade, Inovação e Empreendedorismo (Crie).

Localizado no Prédio 2, o espaço se destaca pela tecnologia disponibilizada, que se contrapõe com a conectividade naturalista do ambiente. Além disso, a caixa busca destacar a estrutura antiga e as novas instalações do prédio, com materiais mais contemporâneos, que deixam em evidência os períodos distintos de execução.

Os adesivos nela dispostos repassam o entendimento de neurônios que refletem o espírito criativo do espaço. O destaque se estende também à parte interna, que conta com mobiliário móvel, adaptando-se às diferentes ocasiões. “Estão previstas aulas, palestras, seminários, oficinas, programas de capacitação, eventos de criação de negócios, entre outras - todos com foco na Criatividade, Inovação e Empreendedorismo”, conta Salvi.

Diretor do Centro de Gestão Organizacional (CGO), Sandro Faleiro lembra que o espaço também deve fomentar a aproximação da Instituição com a comunidade, por meio de atividades entre os turnos de aula. “Podemos realizar algum tipo de palestra ou até um café empreendedor, algo mais informal, com as empresas da região, como uma forma de troca de conhecimento, para agregar uma visão de quem vive a realidade do mercado de trabalho”, lembra.

Funcionamento
O espaço é aberto para a utilização da comunidade acadêmica (professores, estudantes ou colaboradores), mediante reserva prévia. As reservas, assim como mais informações, podem ser obtidas pelo pelo e-mail cgo@univates.br.

Texto: Artur Dullius
Sala tem capacidade para atender 75 alunos de forma simultânea e em atividades diferentes

Ana Amélia Ritt

Ana Amélia Ritt