Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Grupo que estuda migrações contemporâneas foi fundado na Univates

Postado em 28/03/2017 08h53min

Por Ana Amélia Ritt

O Vale do Taquari tem a maior quantidade de imigrantes haitianos do Rio Grande do Sul, por isso pesquisadores vêm para cá para desenvolver seus estudos. Pensando nisso e na troca de conhecimentos, foi criado o núcleo de pesquisa Migrações Internacionais e Pesquisa do Sul (Mipesul). O grupo foi fundado na Univates em maio de 2016 durante o Seminário Internacional Migrações e Direitos Humanos e segue realizando encontros.
 
Conforme a coordenadora do Mipesul, professora Margarita Rosa Gaviria Mejía, pesquisadores de instituições de ensino do Sul do país mantêm contato e reúnem-se para compartilhar pesquisas sobre migrações internacionais no sul do continente americano.  A troca de experiências científicas ocorre de forma on-line e em eventos. “O contato com outras universidades enriquece muito as pesquisas. Cada membro do grupo apresenta os projetos desenvolvidos em suas instituições e quais são as dificuldades, havendo uma troca. Aqui, por exemplo, há concentração de imigrantes haitianos. Em Santa Maria e em Caxias do Sul há mais senegaleses”, conta Margarita ao explicar que os estudantes daqui podem contar com o apoio de pesquisadores de onde e vice-versa, dependendo do foco do estudo.
 
Pesquisa na Univates
 
Na Univates, quatro pesquisas desenvolvidas por alunos de doutorado e de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD) e por uma bolsista de iniciação científica do Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCHS) abordam as migrações contemporâneas. São elas: Dinamização de espaços em pequenas cidades do Vale do Taquari a partir das migrações internacionais recentes; A Experiência da Cidadania do Transmigrante Haitiano num Espaço; A Cidadania do Imigrante Senegalês em Lajeado; e A experiência religiosa no processo migratório dos haitianos no Vale do Taquari/RS. Todas estão vinculadas ao projeto Migrações e Transnacionalismo no Século XXI (coordenado pela professora Margarita Rosa Gaviria Mejía), subprojeto do Projeto Institucional do PPGAD Identidades étnicas em espaços territoriais da Bacia Hidrográfica do Taquari-Antas: história, movimentações e desdobramentos socioambientais, coordenado pelo professor Luis Fernando Laroque. 
 
Pesquisadores interessados em participar do Mipesul podem entrar em contato pelo e-mail margaritarosa@univates.br.
 
Texto: Ana Amélia Ritt
Encontros debatem pesquisas ligadas ao tema.

Tuane Eggers

Mipesul foi criado durante o I Seminário Internacional de Migrações e Direitos Humanos.

Divulgação

Notícias Relacionadas