Grupo que estuda migrações contemporâneas foi fundado na Univates

Postado em 28/03/2017 08h53min

Por Ana Amélia Ritt

O Vale do Taquari tem a maior quantidade de imigrantes haitianos do Rio Grande do Sul, por isso pesquisadores vêm para cá para desenvolver seus estudos. Pensando nisso e na troca de conhecimentos, foi criado o núcleo de pesquisa Migrações Internacionais e Pesquisa do Sul (Mipesul). O grupo foi fundado na Univates em maio de 2016 durante o Seminário Internacional Migrações e Direitos Humanos e segue realizando encontros.

Conforme a coordenadora do Mipesul, professora Margarita Rosa Gaviria Mejía, pesquisadores de instituições de ensino do Sul do país mantêm contato e reúnem-se para compartilhar pesquisas sobre migrações internacionais no sul do continente americano.  A troca de experiências científicas ocorre de forma on-line e em eventos. “O contato com outras universidades enriquece muito as pesquisas. Cada membro do grupo apresenta os projetos desenvolvidos em suas instituições e quais são as dificuldades, havendo uma troca. Aqui, por exemplo, há concentração de imigrantes haitianos. Em Santa Maria e em Caxias do Sul há mais senegaleses”, conta Margarita ao explicar que os estudantes daqui podem contar com o apoio de pesquisadores de onde e vice-versa, dependendo do foco do estudo.

Pesquisa na Univates

Na Univates, quatro pesquisas desenvolvidas por alunos de doutorado e de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD) e por uma bolsista de iniciação científica do Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCHS) abordam as migrações contemporâneas. São elas: Dinamização de espaços em pequenas cidades do Vale do Taquari a partir das migrações internacionais recentes; A Experiência da Cidadania do Transmigrante Haitiano num Espaço; A Cidadania do Imigrante Senegalês em Lajeado; e A experiência religiosa no processo migratório dos haitianos no Vale do Taquari/RS. Todas estão vinculadas ao projeto Migrações e Transnacionalismo no Século XXI (coordenado pela professora Margarita Rosa Gaviria Mejía), subprojeto do Projeto Institucional do PPGAD Identidades étnicas em espaços territoriais da Bacia Hidrográfica do Taquari-Antas: história, movimentações e desdobramentos socioambientais, coordenado pelo professor Luis Fernando Laroque.

Pesquisadores interessados em participar do Mipesul podem entrar em contato pelo e-mail margaritarosa@univates.br.

Texto: Ana Amélia Ritt
Encontros debatem pesquisas ligadas ao tema.

Tuane Eggers

Mipesul foi criado durante o I Seminário Internacional de Migrações e Direitos Humanos.