As oportunidades estão disfarçadas

Postado em 22/05/2017 08h50min

Por Ana Amélia Ritt

De Guaporé, o estudante de Engenharia Civil da Univates Josué Benvegnú chama a atenção pelos seus desenhos e esculturas. O que iniciou na infância e era levado como hobby hoje também é fonte de renda. Benvegnú é a prova de que as oportunidades estão em todos os lugares e que, com dedicação e interesse, pode-se conquistar objetivos.

“Recordo que, quando eu era criança, sentava na frente do sofá para desenhar meu pai dormindo. Ele ficava horas dormindo, então eu tinha o tempo adequado para finalizar o retrato”, relembra Benvegnú. Ele afirma que sempre gostou de retratar a figura facial humana e que com o tempo aprimorou essa técnica. “Já com as esculturas, comecei a mexer nos últimos anos, estou em fase de aprendizado… sempre aprendendo em ambas as áreas”, completa.

Quase finalizando a graduação, o acadêmico afirma que a Engenharia estava em alta em sua cidade quando iniciou a graduação, em 2011, quando também conseguiu um emprego na área. “Atualmente estou saindo do escritório  de engenharia civil em que trabalho, depois de seis anos, e estou montando meu próprio negócio relacionado à prestação de serviços a arquitetos e engenheiros, além de estar montando meu ateliê”, conta. “Mas nunca deixei os desenhos de lado. Sempre foi um escape pra rotina diária do trabalho e faculdade”, completa.

Além de conciliar o estudo com o emprego na área da engenharia e os desenhos e esculturas, Benvegnú faz parte da equipe da Cidade Escola Ayni, uma escola com conceito diferente sobre educação. No local, atua como voluntário, auxiliando na parte artística da escola, como placas entalhadas dos locais, entrada principal, portas de salas de aula e na parte técnica da engenharia das edificações. “A Cidade Escola Ayni está em construção em um bosque com árvores nativas no meio da cidade. Todas as edificações estão sendo executadas com base no método de hiperadobe, que mescla argila e areia dentro de um material”, explica.

Para ele, instituições de ensino sempre incentivam, de alguma forma, sonhos e objetivos. “Nesses sete anos que estou na Univates tive vários ótimos contatos, tanto professores como colegas de aula”, afirma. Sobre o trabalho que realiza, menciona que “talento” e “dom” seriam palavras fáceis para defini-lo, mas que, para chegar em algo que agrada, é necessário muito treino.

Vestibular de Inverno da Univates

Estão abertas as inscrições para o Vestibular de Inverno da Univates, que ocorre  no dia 11 de junho, domingo. A prova única de redação será aplicada no campus de Lajeado, a partir das 13h30min, com duração de duas horas e trinta minutos. As inscrições podem ser feitas até 5 de junho, pelo site www.univates.br/vestibular ou no Atendimento Univates, sala 310 do Prédio 9. São oferecidos neste processo seletivo 41 opções de cursos, entre eles está o curso de Engenharia Civil.

Texto: Ana Amélia Ritt

Ana Amélia Ritt