O ensino além da formação acadêmica

Postado em 26/05/2017 15h19min

Por Artur Dullius

Mais do que se preocupar com a formação acadêmica, o papel de uma Instituição de Ensino Superior vai além dos ambientes institucionais e se estabelece também na inserção da Educação Básica. A qualidade do ensino regional depende de uma base sólida para a formação de profissionais capacitados. Preocupada com essa problemática, a Univates realiza o Programa Institucional de Assessoria Pedagógica Externa (APE), vinculado ao Núcleo de Apoio Pedagógico da Instituição.

O programa tem o intuito de atender às demandas dos municípios, no sentido de qualificar o ensino em sua totalidade. Por meio de cursos, palestras e oficinas, as atividades da APE são desenvolvidas com escolas municipais, estaduais e privadas buscando promover melhorias com e para a comunidade escolar, por meio da formação continuada de professores. Essa é uma das iniciativas que vão ao encontro da missão da Univates de compartilhar o conhecimento produzido, visando a contribuir para o crescimento e o desenvolvimento da sociedade como um todo.

Entre as temáticas desenvolvidas nas assessorias estão planejamento, rotinas na Educação Infantil, qualificação das equipes gestoras, formação cultural do docente, avaliação, ludicidade, metodologias de aprendizagem e de ensino, ensino de jovens e adultos, interação família e escola, pesquisa e formação docente, entre outras.

No modelo atual, a APE iniciou suas atividades no começo de 2014. Desde lá milhares de pessoas já foram atendidas. Só em 2016 foram realizadas 29 assessorias pedagógicas, totalizando 245 horas contratadas e mais de 3 mil participantes, de 14 municípios da região. Este ano já está confirmada a realização de 15 assessorias pedagógicas, sendo nove cursos, três oficinas, e três palestras. Em 381 horas contratadas, 1.347 participantes e nove municípios foram atendidos.

Um dos municípios a realizar atividades pela APE é Encantado. Conforme a secretária de Educação, Neide Graciola, a formação continuada de professores sempre foi um dos focos da administração, pois, segundo ela, é a melhor forma de garantir a qualidade do ensino. “Já estive à frente da administração em outro momento e fui uma das incentivadoras dessa parceria com a Univates, pois acredito muito na formação pedagógica e na forma como a Instituição conduz isso”, afirma ela.

Os professores da rede municipal participam das atividades oportunizadas pela APE de forma constante, sendo uma das assessorias realizadas nesta sexta-feira, dia 26. Conforme Neide, este é um benefício aos professores que, posteriormente, é repassado também às crianças e adolescentes. “É uma forma de incentivar os alunos a irem para a escola, pois um dos principais motivos da evasão escolar é a falta de possibilidades e metodologias oferecidas a estes estudantes dentro do ensino”, explica a secretária.

Como se estruturam as modalidades de assessorias da APE:
Cursos: discussões teórico-práticas, com carga horária de, no mínimo, 20 horas.
Oficinas: discussões teóricas e atividades práticas, com carga horária de, no mínimo, 4 horas, Palestras: comunicações orais sobre temas específicos, com duração de 2 horas.

De acordo com a coordenadora do programa, Viviane Theves, outros assuntos podem ser trabalhados por meio de palestras ou oficinas de acordo com a demanda das escolas ou de órgãos de educação. Para isso, as instituições interessadas devem entrar em contato pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5759, ou pelo e-mail ape@univates.br.

Texto: Artur Dullius
Programa trabalha formação de professores da educação básica

Tuane Eggers