Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Formatura do Proerd será realizada no dia 7 de julho

Postado em 06/07/2017 10h

Por Leonardo Seibel 

No próximo dia 7 de julho, sexta-feira, a Brigada Militar e diretores de escolas de Lajeado formarão mais de 500 alunos no Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). O evento será realizado no Teatro Univates, a partir das 9h, e contará com a presença de familiares e autoridades municipais e estaduais. 
 
O que é o Proerd?
 
O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) foi criado pela professora Rutty Hellen em conjunto com o Departamento de Polícia da cidade de Los Angeles, nos Estados Unidos, em 1983, tendo como base o Dare (Drug Abuse Resistance Education).
 
Atualmente o Programa está presente nos 50 estados americanos e em 58 países. No Brasil ele chegou em 1992 por meio da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, encontrando-se desde 2002 em todos os estados brasileiros.
 
O Proerd é desenvolvido nas escolas públicas e particulares, no 5º e 7º anos do Ensino Fundamental, na educação infantil (Proerd Kids) e para adultos (Proerd para Pais), sendo realizado por policiais militares treinados e preparados para desenvolver o lúdico por meio de metodologia especialmente voltada para crianças, adolescentes e adultos. O objetivo é transmitir uma mensagem de valorização à vida e da importância de manter-se longe das drogas e da violência. No Proerd Pais, composto de cinco encontros de aproximadamente duas horas, é reforçada a importância da amizade e supervisão dos filhos pelos pais. No Proerd que contempla o Ensino Fundamental, após quatro meses de curso, as crianças recebem o certificado Proerd, ocasião em que prestam o compromisso de manterem-se afastados e longe das drogas e da violência. 
 
Texto: Leonardo Seibel 
Cerimônia ocorre, a partir das 9h, no Teatro Univates.

Elise Bozzetto

Notícias Relacionadas