Univates entre as instituições que mais submeteram projetos à Fapergs

Postado em 11/07/2017 08h23min

Por Nicole Morás

A pesquisa científica, a produção do conhecimento e a realização de atividades de ensino e de extensão são iniciativas interligadas em uma universidade e estão atreladas ao desenvolvimento social e intelectual do indivíduo. Por isso, cada vez mais, a Univates tem investido no desenvolvimento de pesquisas e iniciativas que contribuam para a elevação da qualidade dos processos educacionais, melhorando a qualificação docente, aprimorando a formação dos estudantes e gerando benefícios para a comunidade regional.

Além de registrar o maior número de pesquisas institucionais em 2017, a Univates está entre as dez instituições de ensino superior que mais submeteram propostas ao Programa Pesquisador Gaúcho (PqG), promovido recentemente pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (Fapergs), que tem por objetivo selecionar propostas para apoio financeiro a projetos que visem a contribuir significativamente para o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação do estado do Rio Grande do Sul, em qualquer área do conhecimento.

De acordo com a pró-reitora de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação, doutora Maria Madalena Dullius, o fato de a Instituição ter um número tão expressivo de projetos submetidos aos editais da Fapergs demonstra a relevância que os pesquisadores percebem em conseguir um incremento financeiro para o desenvolvimento das suas pesquisas. “Percebe-se que esse crescimento é também resultado do investimento que a Univates faz em pesquisa por acreditar no diferencial que esta proporciona para o desenvolvimento científico e tecnológico da região ou país”, acredita.

Conforme a Fapergs, o edital do PqG recebeu um total de 1.670 propostas de pesquisadores de 55 instituições de ensino/pesquisa do estado do Rio Grande do Sul. Desse número, a Univates submeteu 42 projetos, o que representa 2,5% do total e coloca a Instituição na 9ª posição entre as universidades que mais enviaram propostas. O diretor-presidente da Fapergs, Odir A. Dellagostin, em documento oficial, informou que o valor total solicitado foi superior a 60 milhões de reais. “Isso revela claramente a alta demanda por recursos para a execução de projetos de pesquisa que há no
Estado. Essa alta demanda é reflexo do grande número de doutores que estão atuando em instituições do RS”, afirma.

Após a submissão, os projetos de pesquisa serão avaliados e selecionados para a aplicação de recursos financeiros no valor global estimado de nove milhões de reais, provenientes do orçamento da Fapergs. O resultado final deve ser divulgado até o dia 16 de outubro.

Saiba mais
Na graduação e na pós-graduação, a Instituição estimula a pesquisa por meio dos Trabalhos de Conclusão de Curso, dissertações, teses e dos Programas de Iniciação Científica e Tecnológica. Diretamente estão envolvidos 65 professores doutores e 145 alunos com Bolsa de Iniciação Científica oriundas da Univates, CNPq, Fapergs e Capes.

Texto: Nicole Morás

42 propostas foram enviadas ao edital do Programa Pesquisador Gaúcho

Tuane Eggers

Pró-reitora de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação, doutora Maria Madalena Dullius