Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Doutorando do PPGAD da Univates participa de congresso internacional

Postado em 21/08/2017 13h47min

Por Ana Amélia Ritt

O doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD) da Univates Samuel Renner participou, no mês de julho, do Congresso Internacional de Odonatologia. O evento, promovido pela Worldwide Dragonfly Association, reuniu cerca de 100 especialistas do grupo de insetos Odonata na cidade de Cambridge, na Inglaterra, de 15 a 20 de julho. 
 
No congresso, Renner apresentou um trabalho referente a uma pesquisa desenvolvida na Instituição que investiga as comunidades dessa ordem de insetos no bioma Pampa. “Foi uma grande honra participar do evento e apresentar parte do nosso projeto, representando o PPGAD e a Univates. Esse tipo de participação é importante para que se façam novos contatos e possíveis novas cooperações internacionais”, conta Renner.
 
Além do evento, o pesquisador embarca no próximo mês para a Suécia, onde realizará pesquisas na Universidade de Halmstad por meio de bolsa de doutorado sanduíche. O incentivo foi recebido por meio do Programa Professor Visitante do Exterior (PVE), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A cooperação  envolve os professores Eduardo Périco, coordenador do Laboratório de Ecologia e Evolução da Univates, e Göran Sahlén, da Universidade de Halmstad, um dos pioneiros na pesquisa sobre a ordem Odonata no mundo. 
 
Saiba mais
 
A pesquisa que vem sendo feita pelo doutorando Samuel Renner é intitulada “Efeitos da estrutura da paisagem sobre taxocenose de Odonata (Insecta) no bioma Pampa, Rio Grande do Sul, Brasil”. Ela é realizada no Laboratório de Ecologia e Evolução da Univates em parceria com a instituição de ensino da Suécia. A próxima etapa do estudo irá comparar a riqueza e diversidade das comunidades de Odonata entre a Suécia e o Brasil.
 
Texto: Ana Amélia Ritt
Samuel Renner participou de evento internacional e no próximo mês realizará bolsa de doutorado sanduíche na Suécia

Ana Amélia Ritt

Espécie Coenagrion puella, encontrada em lagos de uma região central da Suécia

Samuel Renner

Apresentação no evento Congresso Internacional de Odonatologia

Divulgação

Notícias Relacionadas