Pesquisador lidera tópico de pesquisa na Frontiers in Plant Science

Postado em 23/08/2017 13h47min

Por Nicole Morás

Contribuir para o conhecimento pressupõe a realização de pesquisas e a divulgação de trabalhos científicos, assim como a interação com outros grupos de pesquisa e a discussão sobre os principais problemas a serem resolvidos. É justamente por isso que o doutor Raul Sperotto, pesquisador e professor do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBiotec) da Universidade do Vale do Taquari - Univates, em parceria com sete pesquisadores internacionais, é um dos editores de um tópico de pesquisa especial da Frontiers in Plant Science (seção Plant Microbe Interactions), uma das principais revistas científicas da área de plantas (Qualis A1 em Biotecnologia e índice de impacto 4,289).

De acordo com Sperotto, que já é editor regular desse periódico na seção Plant Nutrition, a proposta para o tópico de pesquisa intitulado “Plant responses to phytophagous mites/thrips and search for resistance” (Respostas de plantas a ácaros/tripes fitófagos e busca por resistência) surgiu a partir da necessidade de reunir pesquisas sobre a temática uma vez que esses tipos de herbívoros são importantes pragas na agricultura e representam uma ameaça às culturas de frutos, legumes e cereais.

“Em comparação com outros herbívoros, as interações entre ácaros e tripes com suas plantas hospedeiras vêm sendo negligenciadas. Ao mesmo tempo, as perdas de rendimento das culturas devido à infestação de ácaros e tripes são relatadas com frequência, o que deverá se tornar ainda mais comum se pensarmos em um cenário futuro de mudança climática. Nesse contexto, um melhor entendimento de como as plantas se defendem contra essas pragas é essencial para o desenvolvimento de resistência ou tolerância”, defende ele.

Sperotto afirma que, segundo levantamento realizado pelo corpo editorial da edição, cerca de 250 pesquisadores ao redor do mundo estudam essa temática, e todos foram convidados a participar do tópico enviando artigos. Até o momento, 26 pesquisadores de diferentes nacionalidades (Brasil, Espanha, EUA, Bélgica, Holanda, Áustria, China, Inglaterra, Itália e Polônia) já confirmaram sua participação. A submissão dos artigos completos encerra-se em 1º de maio de 2018. O conjunto de artigos estará disponível gratuitamente no site da revista e também como e-book no final de 2018.

Editores
Além do professor Raul Sperotto, que coordena o tópico de pesquisa, integram o grupo de editores: Merijn Kant - University of Amsterdam, Holanda; Vojislava Grbic - University of Western Ontario, Canadá; Calum Wilson - University of Tasmania, Austrália; Maria Pappas - Democritus University of Thrace, Grécia; Maria Estrella Santamaria - Universidad Politécnica de Madrid, Espanha; Kirsten  Leiss - University of Leiden, Holanda; e Yulin Gao - Chinese Academy of Agricultural Sciences, China.

Saiba mais
A Frontiers in Plant Science é uma revista líder em seu campo, publicando pesquisas rigorosamente revisadas por pares que avançam a compreensão sobre modelos de plantas, culturas e ecossistemas, e traduz pesquisa em novos avanços tecnológicos.

Tripes
Tripes (Thysanoptera) são insetos pequenos, de corpo estreito. Apresentam dois pares de asas franjadas e aparelho bucal sugador formado por três estiletes (uma mandíbula e duas lacíneas). A maioria é fitófaga, mas esses insetos podem ser também micófagos ou predadores. São muitas as espécies fitófagas que atacam uma grande variedade de plantas, principalmente as cultivadas, sugando o conteúdo das células vegetais. Geralmente vivem sobre folhas, brotos, flores e sob a casca de árvores. Fonte: http://www.agencia.cnptia.embrapa.br/gestor/tomate/arvore/CONT000fa2qor2s02wx5eo01xezlsdjerruk.html.

Texto: Nicole Morás

Raul Sperotto