Mais de 600 crianças e jovens participam do Seminário Viva o Taquari Vivo

Postado em 31/08/2017 11h20min

Por Ana Amélia Ritt

Com o objetivo de debater a preservação do meio ambiente e a sustentabilidade, o IX Seminário Ambiental da Ação “Viva o Taquari Vivo” reuniu  seis escolas de Lajeado. O evento, voltado a estudantes da educação infantil e do Ensino Fundamental, ocorreu nos Prédios 7 e 11 da Univates na manhã desta quinta-feira, dia 31 de agosto.

No Prédio 11 da Instituição, 185 jovens das séries finais do Ensino Fundamental assistiram à palestra de Gilberto Soares e apreciaram um material audiovisual sobre a ação Viva o Taquari Vivo. O momento comparou o cuidado com o meio ambiente a um dos ensinamentos do livro O Pequeno Príncipe. "Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas", mencionou Soares.

Enquanto isso, no Prédio 7, as turmas da educação infantil e das séries iniciais do Ensino Fundamental assistiram ao teatro “I-Mundo”, do Grupo Motototi, convidado pelo Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Sul (Sesc). Com muita interatividade e palmas, a peça abordou o cuidado com o rio Taquari e fez uma crítica à ganância e ao poder do dinheiro. Quem esteve entre os 440 pequenos atentos à atividade foi Kevin, da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Espaço Criança. Para ele, o momento foi muito legal. “O teatro falava da vida, das plantas e da natureza. É importante cuidar da natureza para a gente viver”, explica o menino de cinco anos.

Conforme a professora da Emei Espaço Criança, Mariângela Petter, o cuidado com o meio ambiente é assunto tratado em sala de aula, por meio de um projeto elaborado pela escola. “Ficamos felizes por poder trabalhar esse tema de forma conjunta, trazer os alunos para outro espaço”, afirma.

Após o espetáculo, as crianças foram encaminhadas a oficinas promovidas pelo Núcleo de Sustentabilidade da Univates. As atividades foram pensadas pelos estudantes e bolsistas dos grupos de extensão da Instituição que desenvolvem pesquisas e ações voltadas ao meio ambiente.

O seminário é realizado pela Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) e pela Unidade Parceiros Voluntários de Lajeado. A Univates é uma das apoiadoras do evento.

Texto: Ana Amélia Ritt
No Prédio 7, as turmas da educação infantil e das séries iniciais do Ensino Fundamental assistiram ao teatro “I-Mundo”