Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Resultado do Enade coloca Univates entre as melhores universidades do país

Postado em 04/09/2017 17h18min

Por Elise Bozzetto

Os dados do Enade 2016 foram divulgados na sexta-feira (1º), por meio da Portaria MEC nº 697, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Conforme os indicadores do Ministério da Educação, apenas 6% dos cursos avaliados no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) no Brasil conseguiram conceito máximo na prova. Entre eles está o Curso Superior de Tecnologia em Estética e Cosmética da Universidade do Vale do Taquari - Univates, que, em escala de 1 a 5, recebeu nota 5 no Enade.
 
Para a coordenadora do curso, a professora Giovana Sinigaglia, o resultado é uma forma de demonstrar o engajamento e o comprometimento dos alunos com o curso. “Essa é uma nota conquistada por eles e para eles. Os acadêmicos são o motivo de o nosso curso existir. São eles que nos incentivam a estarmos buscando novos conhecimentos”, garante a coordenadora. 
 
Segundo ela, o resultado se torna mais uma referência da qualidade do ensino oferecido na Instituição, visto que o curso também possui nota cinco do MEC. “Isso mostra que estamos conseguindo conectar os estudantes com a Universidade, um fator que só é possível por meio do trabalho em equipe que é feito aqui dentro”, diz Giovana.
 
Média comprova qualidade
A Univates teve 57% dos cursos com notas excelentes e 43% dos cursos com notas consideradas satisfatórias. O resultado é semelhante à média das instituições públicas. As públicas tiveram 59% do cursos com conceito 4 e 5. Já as privadas conseguiram atingir apenas 22% de notas 4 e 5. Na média geral brasileira, as notas excelentes (4 e 5), que comprovam alta qualidade, ficam restritas a apenas 30,75% dos cursos avaliados.
 
Para o vice-reitor e pró-reitor de Ensino, Carlos Cândido da Silva Cyrne, o resultado mostra a preocupação da Univates em oferecer cursos de qualidade. “Ao longo de sua trajetória, a Univates tem buscado ofertar aos alunos e professores condições para que possam desenvolver suas potencialidades, disponibilizando os recursos necessário a um processo de aprendizagem de qualidade. Como conjunção de professores qualificados, alunos interessados e estrutura de ponta, alcançamos estes resultados que nos colocam entre os melhores do Brasil”, comenta Cyrne.
 
Entenda o conceito
O Enade 2016 teve dois indicadores calculados a partir deste exame: o Conceito Enade e o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD). Conforme divulgado anteriormente, o Inep fez melhorias na forma de divulgação dos dados referentes a 2016. Uma das principais novidades é que o IDD voltou a ser divulgado separadamente como um indicador de qualidade, pois anteriormente era apresentado apenas como componente do Conceito Preliminar de Curso (CPC). 
 
O CPC das instituições brasileiras deve ser divulgado em meados de outubro, segundo previsão do MEC.
 
Texto: Elise Bozzetto
Curso de Estética e Cosmética da Univates é o melhor do RS e está entre os sete melhores do Brasil

Elise Bozzetto

Univates teve 57% dos cursos com notas excelentes, enquanto a média de instituições privadas e comunitárias do país ficou em 22%

Elise Bozzetto

Notícias Relacionadas