Estudo e a tradição: paixões que se completam

Postado em 19/09/2017 09h07min

Por Ana Amélia Ritt

Há 10 anos envolvida diretamente com as danças e com o estudo da cultura gaúcha, Caroline Scariot tornou-se, neste ano, a 2ª prenda do Estado. Estudante de Direito da Univates, a jovem afirma que suas duas paixões - o curso e a tradição - interligam-se pela oratória e pelo esforço dedicado.

“Meus pais são naturais de Santa Catarina. Quando nos mudamos para minha casa atual, que fica próxima ao Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Tropilha Farrapa, comecei a ver a movimentação e as atividades do lugar e quis começar a dançar”, conta explicando como o seu contato com a tradição iniciou. A partir daí Caroline conta que toda a família começou a se envolver, inclusive a avó. “As entidades já são um ambiente bem familiar, que envolve todas as gerações. Essa é justamente a proposta do local: unir as gerações em prol das tradições do nosso estado”, conta referindo-se aos CTGs.

A estudante afirma que ser prenda e cursar Direito se complementam, pois ambas as atividades exigem preparação e boa oratória. “Sinto-me mais preparada em apresentações em sala de aula, pois como prenda já tenho certa experiência em falar com o público. Já o Direito faz com que eu pense mais nos meus argumentos e na democracia. São duas paixões, amo meu curso e a vida tradicionalista”, diz Caroline. A jovem afirma que foi difícil conciliar o concurso de prenda com a vida acadêmica. “No início do curso fazia de cinco a seis disciplinas. No período do concurso tive que diminuir para três, pois havia muito estudo. Abri mão da faculdade para realizar um sonho. Em breve irei me dedicar totalmente à faculdade para realizar outro sonho”, brinca referindo-se à formatura, que deve ser em 2019.

Caroline representa a 24ª Região Tradicionalista, que abrange 34 municípios do Vale do Taquari e Vale do Rio Pardo. Essa foi a primeira vez em 47 edições do concurso estadual que a 24ª RT e Lajeado conquistam um título estadual na categoria adulta. No dia 20 de setembro a prenda participará do Desfile Tradicionalista em Porto Alegre. “O mês de setembro sempre tem muitas atividades, porque é o momento que escolas e outras entidades nos convidam para divulgarmos nosso trabalho. É bem legal esse incentivo que a Univates e os outros locais nos dão, pois passamos todo o ano ensaiando. É uma oportunidade legal de mostrar o que fazemos”, afirma.

Texto: Ana Amélia Ritt
Caroline Scariot é 2ª prenda do Estado.

Rose's Fotos / Divulgação