Virada Empreendedora estimula a geração de ideias

Postado em 20/10/2017 21h05min e atualizado em 23/10/2017 10h32min

Por Nicole Morás

Virada Empreendedora foi realizada no Tecnovates

Nicole Morás

A Virada Empreendedora, realizada pela Univates nesta sexta-feira, 20, no Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari (Tecnovates), desafia os participantes à prática de atividades empreendedoras, que estimulam a geração de ideias e a proposição de soluções para problemas do dia a dia.

A palestra com os gestores do Marreta abriu o evento. Os irmãos Rodrigo e Vagner Kober contaram a trajetória profissional deles desde um empreendimento imobiliários em Lajeado e da oportunidade de investirem no sul da Bahia, bem como as dificuldades que enfrentaram. “Lá, fomos defrontados com uma situação da qual não queríamos compactuar, pois ia contra nossos princípios pessoais. Sabíamos que aquele seria o momento em que nosso negócio começava a morrer, mas resolvemos voltar. Aqui, encontramos um mercado imobiliário congelado que nos levou a fechar a imobiliária que tínhamos”, explicou Rodrigo.

A palestra com os gestores do Marretas, os irmãos Rodrigo e Vagner Kober, abriu o evento

Nicole Morás

Vagner acrescentou que pelos dois terem um perfil empreendedor, eles não cogitaram voltar a trabalhar em uma empresa e, por isso, resolveram desengavetar o projeto do que viria a ser hoje o Marreta. “Acreditávamos no nosso potencial e queríamos um negócio que nos desse sustento e, ao mesmo tempo, fosse a realização de um sonho”, declarou ele, explicando então como foi estruturado o bar.

Inspirados pela história, os participantes da Virada Empreendedora se organizaram em equipes de trabalho para pensar as ideias. “ As melhores ideias são escolhidas. A partir disso, serão formados grupos para trabalhar na ideação - criação e validação da solução -  e, ao final, apresentação dos resultados a uma banca avaliadora”, explicou professor Eloni Salvi.

Em busca de conhecimento

Entre as participantes, a acadêmica do primeiro semestre de Administração, Rosa Henck aproveitou a oportunidade para conhecer o curso de Liderança Empreendedora e Inovação e buscar mais conhecimento e qualificação.

Paola Andrea Penã é intercambista na Univates e pensa em empreender na Colômbia

Nicole Morás

Com os mesmos objetivos, a intercambista colombiana Paola Andrea Penã, que também cursa Administração, esteve presente ao evento. “A ideia é ter mais conhecimento e base para poder empreender. Essa é uma ideia que tenho para quando voltar à Colômbia, mas tudo pode mudar”, afirmou ela.

Cronograma da Virada Empreendedora

- 19h - Início das atividades
- 19h15min - Palestra- 20h - Apresentação das ideias
- 22h - Pizza com música
- 23h - Validação das ideias
- 02h30min -  Esquete teatral
- 03h - Validação dos projetos
- 06h - Banca para apresentações finais

Liderança Empreendedora e Inovação é novidade

Uma das novidades em cursos de graduação da Univates para 2018 é o curso de Liderança Empreendedora e Inovação, que terá entre as suas atividades a criação de empresas reais e três viagens para o exterior. A proposta do novo curso surgiu de contatos com instituições internacionais parceiras da Univates. As aulas ocorrerão nos turnos da manhã e da tarde, totalizando 40 horas semanais e 4.800 horas totais (quatro anos de curso). O processo seletivo ocorre por meio do Vestibular Univates, que recebe inscrições de 23 de outubro a 21 de novembro em www.univates.br/vestibular.