Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Estudos sobre plantas medicinais serão apresentados em evento no Panamá em 2018

Postado em 23/10/2017 09h04min e atualizado em 23/10/2017 09h12min

Por Nicole Morás

Gengibre é uma das plantas listadas no Renisus

Pixabay

Buscando incentivar a utilização de terapias complementares no Sistema Único de Saúde (SUS), o Ministério da Saúde divulgou em 2009 a Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao SUS ( Renisus), com o intuito de direcionar estudos e pesquisas que possam subsidiar a produção de novos fitoterápicos, e consequentemente disponibilizá-los para uso da população, com segurança e eficácia para o tratamento de doenças. A relação é composta por 71 espécies vegetais que visam a atuar sobre as doenças mais comuns que acometem a população brasileira.

Foi a partir desse documento que o doutorando Diorge Marmitt iniciou sua trajetória na pesquisa científica com seu trabalho de conclusão de curso em Ciências Biológicas, em 2013, quando realizou revisão sistemática de trabalhos científicos publicados que abordavam as espécies listadas na Renisus.

Schanna Bitencourt e Diorge Marmitt são discentes do PPGBiotec

Nicole Morás

Como discente do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia, Marmitt continuou realizando pesquisas nessa área durante o mestrado, atualizando a revisão e fazendo novas análises, sendo uma delas a verificação do potencial analgésicodas plantas, que resultou na seleção de 14 estudos de interesse, com 11 diferentes plantas da Renisus. Um dos trabalhos resultante de suas pesquisas “Healing effect of medicinal plants belonging to RENISUS” foi apresentado no VIII Simpósio Ibero-Americano de Plantas Medicinais e no III Simpósio Ibero-Americano de Investigação em Câncer, realizados em outubro de 2016,rendendo uma premiação na seção de Saúde Pública e Etnofarmacologia. Com isso, Marmitt participará do IX Simpósio Ibero-Americano de Plantas Medicinais e do IV Simpósio Ibero-Americano de Investigação em Câncer, no Panamá, em 2018.

De acordo com Marmitt, são escassos os trabalhos que reúnem produção científica sobre uma mesma planta ou sobre uma determinada patologia. “Há muitas pesquisas que descrevem os inúmeros potenciais terapêuticos dessas espécies vegetais, porém são estudos isolados. Nosso trabalho buscou reunir essas informações por meio de diferentes revisões sistemáticas em bases de dados científicas. Há muita pesquisa sobre a babosa, por exemplo, e o mais interessante é que há fitoterápicos derivados de plantas que fazem parte da Renisus distribuídos gratuitamente pelo SUS, desde que previamente prescritos”, explica ele.

Camomila integra lista do Renisus

Judy Adams/Pexels

Até o momento, foram publicados 11 artigos sobre as plantas da Renisus e outros dois devem ser publicados em breve. A pesquisa é orientada pelas professoras Márcia Goettert e Claudete Rempel e conta ainda com a colaboração da pós-doutoranda Shanna Bitencourt.

Inscrições abertas para o PPGBiotec
Estão abertas, até o dia 13 de novembro, as inscrições para o processo de seleção do mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBiotec). A seleção contempla até 12 vagas para o doutorado e 30 para o mestrado. Os candidatos podem se inscrever pelo site www.univates.br/ppgbiotec/processo-seletivo. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail ppgbiotec@univates.br.