Professor defende tese sobre sistemas de inovação

Postado em 20/11/2017 08h52min e atualizado em 20/11/2017 08h57min

Por Nicole Morás

Docente do Centro de Gestão Organizacional da Univates, o professor Samuel Martim de Conto defendeu, recentemente, a tese “Uma análise crítica da relação das empresas industriais do RS com os sistemas nacional e regional de inovação”, na qual realizou pesquisa com 83 empresas da indústria de transformação, localizadas nas cinco maiores regiões do RS em número de estabelecimentos industriais, a saber: Metropolitano Delta do Jacuí, Paranhana – Encosta da Serra, Serra, Vale do Rio dos Sinos e Vale do Taquari.

Ana Amélia Ritt

De acordo com De Conto, a formação da economia do Rio Grande do Sul está alicerçada na produção primária em geral e com predomínio das pequenas propriedades rurais. “Percebe-se que a característica do setor industrial gaúcho é distinto da maior parte dos demais Estados do país, por exemplo São Paulo, e, com o aumento da competitividade e o RS sendo formado principalmente por micro, pequenas e médias empresas de capital nacional, é necessário compreender as estruturas de apoio no desenvolvimento e na introdução de inovações nas empresas.

Por isso o objetivo geral da pesquisa foi compreender a dinâmica de relacionamento das empresas gaúchas com os Sistemas de Inovação Regional e Nacional tendo em vista a promoção da inovação”, explicou ele.

“Os resultados apontaram que, nas empresas industriais participantes da pesquisa, em relação ao Sistema Nacional de Inovação, a interação está associada com a obtenção de financiamento público por meio, principalmente, dos atores BNDES, Finep e Banco do Brasil. Já as pequenas, médias e grandes empresas gaúchas se relacionam com o Sistema Regional de Inovação por meio das Universidades, especialmente as regionais, as quais têm amplo conhecimento das necessidades e demandas da região onde atuam”, afirma o doutor.

O trabalho foi defendido no Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com orientação do professor Dr. José Antônio Valle Antunes Jr. Também participaram da banca os doutores Adalberto Schnorrenberger, da Univates, e Kadígia Faccin, Douglas Wegner e Luis Felipe Maldaner, todos da Unisinos.