Conheça os benefícios do treinamento funcional

Postado em 30/01/2018 09h27min e atualizado em 31/01/2018 17h14min

Por Artur Dullius

Com a chegada do verão, a prática de exercícios físicos se intensifica, e não são raros os casos de pessoas se exercitando pelas praças, parques e ruas da cidade. Sendo uma das promessas do mundo fitness, o treinamento funcional ganhou a preferência dos praticantes que buscam se exercitar de forma descontraída e eficiente.

O funcional é mais ativo e dinâmico e isso vem ao encontro da situação em que o mundo está, em que as coisas acontecem de forma cada vez mais rápida
professora de Educação Física da Univates Janine Giovanella

Rodrigo Balbueno

Você sabe o que é o funcional?

Caracterizado pela utilização da força corporal, o exercício funcional abre mão dos clássicos aparelhos de academia. “Ele trabalha o corpo como um todo, buscando exercitar funções que tenham alguma relação com as atividades desempenhadas no dia a dia”, explica Janine.

A situação permite a prática em diferentes locais. Com uma bola, um elástico e alguns cones já é possível montar um circuito de exercícios. Janine atenta, porém, que a facilidade da prática tem se tornado um inimigo para os praticantes que insistem na realização das atividades sem acompanhamento adequado.

“A pessoa pode acabar repetindo demais um exercício ou executando-o de maneira inadequada. Então é fundamental a presença de um profissional que tenha a noção de carga, frequência e repetição adequadas, caso contrário os resultados podem não ser os esperados”, garante a professora.

Diferente da academia, o foco das atividades passa de um grupo muscular isolado para todo o corpo. Porém, diferente do que muitos pensam, os exercícios podem ser aliados, trabalhando em complemento às atividades de musculação. “O funcional dá maior estabilização à musculatura profunda para fazer os exercícios na academia”, salienta Janine.

Conforme a professora, o treinamento funcional é uma ótima opção para quem busca se preparar para as atividades esportivas. Os movimentos incluem ganhos de força muscular, flexibilidade, além de trabalhar na melhora do sistema cardiorrespiratório, da coordenação motora e do equilíbrio. “O ideal seria fazer os exercícios duas vezes por semana - com duração média de 60 minutos cada sessão -, aliado a alguma atividade aeróbica como corrida ou caminhada”, afirma.

Gostou? Pratique também

A Univates oferece treinamento funcional nas segundas, quartas e sextas-feiras, das 18h às 19h. As atividades são abertas para a participação de alunos, técnico-administrativos, professores, diplomados da Univates e comunidade em geral. Mais informações podem ser conferidas no site www.univates.br/esporte-e-saude/vagas.