Univates realiza avaliação de atletas da Avates

Postado em 06/03/2018 16h51min e atualizado em 07/03/2018 09h29min

Por Artur Dullius

Dando sequência ao período de pré-temporada, as atletas da equipe Languiru/Martin Luther/Avates passaram, na última semana, por testes físico-funcionais. As avaliações foram realizadas nas dependências da Clínica-Escola da Univates e contaram com a atuação de acadêmicos da Universidade. O processo é feito na busca de dados que possam auxiliar no melhor planejamento do trabalho da equipe, possibilitando a prevenção de possíveis lesões e, até mesmo, a melhora da performance das atletas.

Os resultados obtidos por meio das avaliações permitem um acréscimo na qualidade dos trabalhos de preparação física das equipes, uma vez que teremos dados específicos sobre as necessidades individuais de cada atleta
Alexandre Joanella, preparador físico da equipe

Sob a supervisão de Eduardo Sehnem, professor do curso de Fisioterapia da Universidade,   e Rodrigo Rother, que, além de coordenador técnico das equipes Languiru/ Martin Luther/ Avates, é professor do curso de Educação Física, os estudantes tiveram a responsabilidade de realizarem os testes. Para Sehnem, esse é um momento que demonstra a proximidade do meio acadêmico com a realidade local.

“As atividades de avaliação de atletas no período de pré-temporada, bem como intertemporada, são uma grande oportunidade para nossos estudantes. A partir dessas práticas, os alunos dos cursos têm a oportunidade de acompanhar na prática a execução de testes de performance que são importantes para o planejamento das ações da comissão técnica”, explica o professor. A atividade reforça a parceria existente entre as equipes da Languiru/ Martin Luther/Avates e a Univates.