No dia da Síndrome de Down, curso de Fisioterapia reúne baixinhos

Postado em 21/03/2018 18h e atualizado em 21/03/2018 18h05min

Por Artur Dullius

Oficialmente estabelecido em 2006, o dia 21 de março marca a celebração do “Dia Internacional da Síndrome de Down”. A data tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância da luta pelos direitos igualitários, o bem-estar e a inclusão das pessoas com Down na sociedade. Por isso, escolas e instituições de 193 países aproveitam o momento para promover algumas atividades em alusão à data. Na Univates, estudantes da disciplina de Fisioterapia Neurológica II acolheram crianças com Síndrome de Down em uma atividade diferente.

Reprodução/Tv Univates

Segundo a professora do curso de Fisioterapia Magali Grave, a prática acontece todos semestres e atualmente conta com a participação de 20 crianças. “Esse é um momento fundamental para o crescimento profissional dos futuros fisioterapeutas. Aqui conseguimos dar estímulos apropriados para essa crianças, bem como uma lógica de acolhimento às famílias”, explica.

Conforme a professora, são realizados 17 encontros por semestre. Por meio da prática estudantil os estudantes trabalham com ações de estimulação precoce e de desenvolvimento psicomotor. “Algumas crianças participam das atividades desde os dois meses de idade e é muito bacana ver a evolução delas”, observa Magali. Famílias interessadas em participar podem entrar em contato pelo e-mail clinicadefisioterapia@univates.br.

Saiba mais

A Síndrome de Down foi descoberta em 1862 pelo médico britânico John Langdon Down. A data é celebrada no dia 21 em alusão aos três cromossomos presentes no par número 21, característico das pessoas com Síndrome de Down. A ideia foi do geneticista Stylianos E. Antonarakis, da Universidade de Genebra.