Exposição aborda a colonização do rio Taquari

Postado em 27/03/2018 11h20min e atualizado em 13/11/2018 17h49min

Por Ana Amélia Ritt

Divulgação

O estado do Rio Grande do Sul passou por diversas mudanças até chegar à formação geopolítica atual. Os rios tiveram papel importante nos movimentos humanos e nas transformações da paisagem. Na região geopolítica do Vale do Taquari, o rio Taquari e seus afluentes propiciaram a sobrevivência e o estabelecimento de diferentes sociedades em suas margens.

Esse é o cenário que compõe a exposição “Colonizações do Rio Taquari”, disponível para visitação no Museu de Ciências da Univates até 13 de julho. Conforme o funcionário do MCN Luís Carlos Scherer, o tema busca dar voz a grupos com representatividade “abafada” nos contextos histórico e local abordados, como escravizados, indígenas e lavradores nacionais. “São grupos de grande relevância local, porém pouco documentados, que moldaram a região onde estamos inseridos hoje”, explica.

Divulgação

A exposição é composta por informações teóricas sobre as colonizações das regiões próximas ao rio Taquari nos séculos XVIII e XIX, materiais de uso comum no período, cedidos pela Casa/Museu Schinke e pelo Laboratório de Arqueologia da Univates, além de um mapa da região do atual Vale do Taquari com o qual os visitantes poderão interagir inserindo imagens relativas aos grupos que compunham a região.

As visitações podem ser realizadas de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 11h30min, das 13h30min às 17h30min e das 18h30min às 21h30min. Agendamento de visitas para grupos ou turmas pode ser feito pelo telefone (51) 3714-7000, ramais 5504 ou 5505. Professores interessados também podem consultar a disponibilidade de realização de oficinas.

Ana Amélia Ritt