Univates participa de IV Encontro Internacional de Reitores Universia em Salamanca

Postado em 02/04/2018 13h49min e atualizado em 03/04/2018 09h31min

Por Assessoria de Imprensa Santander e Assessoria de Imprensa Univates

Durante dois dias, mais de 600 reitores e representantes acadêmicos de 26 países debaterão três eixos principais: Formar e aprender em um mundo digital; Investigar na universidade, um paradigma em revisão? e A contribuição da universidade para o desenvolvimento social e territorial. A discussão integra o IV Encontro Internacional da Universia, que ocorre em Salamanca nos dias 21 e 22 de maio, do qual a Univates participa.

Conforme o reitor da Univates, Ney José Lazzari, o evento permite “a troca de experiências entre as universidades e a possibilidade de convênios da Univates com outras instituições parceiras para facilitar o intercâmbio de alunos, professores e mesmo para a realização de pesquisas e trabalhos em conjunto”. A Instituição faz parte do Universia, rede universitária de referência para a Ibero América que conta com o mecenato do Banco Santander.

Elise Bozzetto

Saiba mais

Uma das áreas prioritárias no Banco Santander é o setor Universitário, por isso foi criado o Universia, um canal de relacionamento entre o banco e as universidades, principalmente de língua espanhola e portuguesa, como a Univates.

Na programação do Universia há, a cada quatro anos, um encontro internacional de reitores. O III Encontro, realizado em 2014, foi na cidade do Rio de Janeiro e o IV Encontro Internacional de Reitores ocorrerá nos dias 21 e 22 de maio na Universidade de Salamanca na Espanha, que comemora 800 anos de existência em 2018. Essa é a mais antiga Universidade da Península Ibérica e uma das mais antigas do mundo.

O debate do IV Encontro Internacional da Universia poderá ser acompanhado ao vivo pelo site www.universiasalamanca2018.com.

Evento foi lançado na última semana

Lançado no dia 26 de março, o IV Encontro Internacional da Universia, - presidido por Ana Botín, também presidente do Banco Santander e Universia -, foi apresentado na Universidade de Salamanca, instituição de acolhimento do simpósio, pelos seus organizadores: o reitor da universidade, Ricardo Rivero, o presidente do Santander Universidades do Banco Santander, Matías Rodríguez Inciarte, e o prefeito de Salamanca, Alfonso Fernández Mañueco.

No momento, o reitor da Universidade de Salamanca se comprometeu a trabalhar em conjunto "na busca das metas de desenvolvimento das Nações Unidas: sustentabilidade ambiental, igualdade de gênero e compromisso com o desenvolvimento equitativo do ambiente social mais próximo, compromisso e responsabilidade universitária".

Por sua vez, Matías Rodríguez Inciarte afirmou que "o comprometimento do Santander Universidades com o Encontro Internacional de Reitores Universia 2018 representa o compromisso do Banco Santander com o ensino superior, universidades e estudantes universitários. Salamanca significa para nós encontro, colaboração, troca, inteligência coletiva e valorização do trabalho desenvolvido pelas universidades. É uma ótima oportunidade para ajudar a gerar respostas comuns aos desafios que a universidade enfrenta."

Alfonso Fernández Mañueco agradeceu à Universia, à Universidade de Salamanca e ao Santander Universidades por tornarem Salamanca a capital mundial da Educação Superior nos dois dias de evento. Segundo o prefeito, "Salamanca não é compreendida sem sua Universidade e não é possível explicar a Universidade sem sua cidade. Os 800 anos de história têm que servir para projetar Salamanca e seu Estudo e poder esclarecer um futuro melhor da união, da soma de esforços da Universidade e da cidade". E enfatizou que "Salamanca é uma Cidade Histórica, Patrimônio da Humanidade, mas também é uma cidade inovadora, uma cidade de pesquisa, uma cidade moderna que cresceu e progrediu de mãos dadas com a sua Universidade ".