8º SISA aborda Práticas Integrativas e Complementares

Postado em 04/04/2018 16h e atualizado em 11/04/2018 18h01min

Por Nicole Morás

De 14 a 18 de maio, a Universidade do Vale do Taquari, por meio do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), realiza o 8º Simpósio Interdisciplinar em Saúde e Ambiente (Sisa). Nesta edição o evento tem como objetivo promover debates abrangendo as Práticas Integrativas e Complementares (PIC) a partir da perspectiva interdisciplinar.

Tuane Eggers

O grande nome do evento é o teólogo Leonardo Boff que, depois de integrar a programação de inauguração do Teatro Univates em 2014, volta à Instituição para proferir a palestra “Espiritualidade, saúde e ambiente” no dia 15 de maio, às 20h. A atividade é aberta ao público em geral e tem custo de R$ 15,00 para pessoas sem vínculo com a Univates.

A programação do evento será composta ainda por outras 25 palestras, 19 oficinas, um cinedebate, atividades culturais, apresentação de trabalhos, atividades concernentes à luta antimanicomial e um duathlon do Diretório Acadêmico de Educação Física/Bacharelado e do Bicivates - sistema de compartilhamento de bicicletas da Univates.

O evento de encerramento conta com a palestra "Musicalização e musicoterapia", ministrada por Josélia Ferla, e show da banda Seu Cuca. Mais informações sobre o show serão divulgadas em breve.

Também serão realizadas três viagens de estudos: à fábrica da Olsen Equipamentos Odontológicos, em Palhoça/SC; ao Convento São Boaventura, em Imigrante, para estudos do Vale do Taquari; e à Casa do Museu de Arroio do Meio para oficina de cerâmica.

O evento é voltado a estudantes e diplomados da área da saúde e à comunidade externa. A programação completa e mais informações, assim com os links para inscrições, estão disponíveis em www.univates.br/sisa.

Submissão de trabalhos

A inscrição de trabalhos é gratuita e pode ser realizada até o dia 16 de abril como resumo ou artigo, sendo aceitos trabalhos em duas modalidades: (1) relato de caso, experiências e vivências dos estágios e (2) trabalhos científicos, sendo este dividido em dois eixos: (2.1) temática relacionada diretamente às PIC e (2.2) temática diversa, não relacionada diretamente com a temática do evento.