Dia Mundial da Saúde: interação para refletir

Postado em 05/04/2018 14h35min e atualizado em 06/04/2018 08h40min

Por Ana Amélia Ritt

Gabriela Longo

Três atividades diferentes foram programadas pela Univates em alusão ao Dia Mundial da Saúde, comemorado oficialmente no próximo sábado, dia 7. As atividades, realizadas na manhã desta quinta-feira, dia 5, ocorreram simultaneamente em três pontos de Lajeado e contaram com o planejamento dos estudantes da disciplina Vivências em Ambiente e Saúde II, do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS).

Ricardo Horn

Na rua Júlio de Castilhos, no Centro de Lajeado, estudantes distribuíram materiais de divulgação sobre saúde e deram orientações sobre o descarte de remédios e o cuidado com a alimentação. Já no campus da Univates, acadêmicos realizaram alongamentos, deram dicas de postura e houve degustação de produtos saudáveis.

Outra atividade que fez parte da programação foi a interação com os alunos da Escola Estadual de Educação Básica Érico Veríssimo. Durante o recreio, os estudantes da escola foram convidados a participar de um pequeno circuito de atividade física e a responderem perguntas sobre hábitos de saúde, descarte de medicamentos e alimentação. As informações coletadas no período buscaram a conscientização sobre cuidados de saúde e serão repassadas à escola, em formato de cartilha com dicas, para que possam ser trabalhadas posteriormente.

Ana Amélia Ritt

“Esse é um momento de troca de conhecimento entre os alunos da escola e os futuros profissionais. É muito importante trabalharmos em parceria e é fundamental debatermos esse tema para ter mais conhecimento e qualidade de vida, ainda mais nesta correria louca do dia a dia”, afirma a diretora, Denise Sandri Labres, e a coordenadora pedagógica da EEEB Érico Veríssimo, Luciane Koch Deitos.

Os alunos do 1º ano do Ensino Médio Gabriel Augusto França e Alexandre Schardong confessam que o cuidado com a saúde não tem sido a principal preocupação deles. “Ah, vou na academia fazer exercício, mas, quando chego em casa, como sem pensar. Esses momentos são legais, pois começamos a refletir sobre problemas de saúde e sobre como nossos hábitos podem influenciar nisso”, destaca Alexandre.

A professora do curso de Farmácia Marinês Rigo afirma que a ação não beneficia apenas os estudantes da escola e salienta a importância de os estudantes dos cursos da saúde da Univates terem contato com a comunidade já nos primeiros semestres.

Durante a graduação, buscamos trabalhar o indivíduo como um todo, conhecê-lo, saber sobre o contexto em que ele está inserido, o que auxilia na compreensão da teoria
professora Marinês Rigo

Ana Amélia Ritt

Entre os estudantes que conversaram com os alunos de ensino fundamental e médio estava Pricila Gonçalves Dias, do 2º semestre de Fisioterapia, que ficou surpresa com a aceitação do público. “Fizemos perguntas comuns a eles para saber sobre suas rotinas e poder ajudar. Adorei a atividade, pois tivemos que interagir e eles aceitaram muito bem, foram abertos e solícitos”, conta.

Saiba mais

A disciplina Vivências em Saúde II busca o contato dos estudantes com a comunidade regional e envolve os cursos de Enfermagem, Nutrição, Fisioterapia, Educação Física, Farmácia e Estética e Cosmética. Além da professora Marinês, as aulas são ministradas pelas professoras Lydia Christmann Espíndola Koetz e Luísa Scheer Ely Martines.

Gabriela Longo

Ricardo Horn