Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Núcleo do Pepi na Univates atende a mais de 280 empresas em cinco anos

Postado em 05/04/2018 20h53min e atualizado em 06/04/2018 10h49min

Por Nicole Morás

Desde 2013, o Núcleo de Extensão Produtiva e Inovação (Nepi) da Univates, por meio do Projeto Extensão Produtiva e Inovação (Pepi), já realizou três ciclos completos de atendimento que possibilitaram a 241 indústrias da região do Vale do Taquari condições de evolução em sua organização interna e em sua competitividade. Sob a coordenação do Escritório de Relações com o Mercado (ERM), o Nepi somou-se a outras iniciativas internas, que convergem para o desenvolvimento regional, alinhadas aos objetivos institucionais.

Conforme o coordenador do projeto, Gustavo Greve, atualmente estão sendo realizados trabalhos em 44 empresas que nunca haviam sido atendidas pelo projeto e em sete que apresentavam condições para reatendimento, podendo ser alcançado o número de 285 indústrias capacitadas no final deste ciclo.

Ricardo Horn

De acordo com as avaliações de resultados com as empresas, realizadas no final de cada um dos três ciclos completados, mais de 90% dos gestores demonstraram interesse na continuidade das atividades
Gustavo Greve

O coordenador acrescenta ainda que praticamente 60% dos empresários informaram que as intervenções realizadas influenciaram diretamente no incremento do faturamento de suas empresas. Ele explica ainda que, com o fim das atividades previstas para 2018, quando encerra o financiamento obtido pelo Governo do Estado com o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird), os resultados do Nepi e de outros núcleos do Pepi no Rio Grande do Sul serão publicados em um livro.

Mais informações podem ser conferidas no ERM, sala 114 do Prédio 1 da Univates, ou pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5850.

Saiba mais

Os programas de extensionismo no RS, em formato semelhante ao atual, tiveram início por volta dos anos 2000, por meio do decreto que instituiu o Programa Extensão Empresarial (PEE). Com a evolução dos trabalhos e estruturação de novas demandas, em 2011 foi instituída pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul a Política Estadual de Fomento à Economia da Cooperação, da qual o Pepi faz parte.

Financiado com o empréstimo obtido em 2012 pelo Governo Estadual com o Bird, no âmbito do Programa de Apoio à Retomada do Desenvolvimento do Rio Grande do Sul (Proredes Bird), o Pepi terá sua atual fonte de subsídio encerrada ainda em 2018. Para a manutenção das atividades em 2019, estão sendo empregados esforços na busca por alternativas de fontes de financiamento que permitam o aprimoramento das pequenas e médias indústrias do Estado.